Entre as cinco áreas do Enem, qual a que você mais se preocupa?
Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.
Para a gente aqui do Explicaê são todas, mas a redação causa o maior rebuliço. Imaginem só: o tema só é revelado no dia e vocês têm cerca de uma hora para ler o enunciado, entender o assunto corretamente, desenvolver o texto no modelo dissertativo-argumentativo e passar a limpo para a folha final. Ufa!
Quem consegue cumprir a missão com sucesso, no entanto, ganha uma bela vantagem. A redação do Enem vale de 0 a 1.000, pontuação que faz a maior diferença na média final, e é diferente das outras cinco notas (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos e Matemática), onde para o cálculo das notas das quatro áreas é usada a metodologia TRI.
Apesar de haver muitos detalhes que necessitam de uma atenção mais cuidadosa de vocês na hora de escrever, só a prática contínua revela estratégias para que erros não sejam mais cometidos. A mediação dos nossos corretores é essencial. Nossa correção segue os critérios do Enem, pontuamos e penalizamos os erros, solicitamos reescritas e contribuímos para o seu repertório.
Segundo o Inep, “os principais motivos para nota zero no Enem 2018 foram: redações em branco (1,12%), fuga ao tema (0,77%) e cópia do texto motivador (0,36%)”.
Portanto, evite em sua redação:
1. Começar uma redação sem entender primeiro o tema
Delimite o tema antes de escrever, saiba sobre qual aspecto deve ser sua abordagem. Como todo tema de redação é um problema, crie hipóteses. Você pode concordar, discordar, elogiar, criticar, dar causas ou consequências, tudo isso relacionando suas afirmações ao tema proposto.
2. Começar uma redação sem saber qual a sua tese
A tese é o coração do império, é a ideia que você defenderá no texto. É ela que dá o norte sobre como será a argumentação (defesa de suas ideias) durante o texto.
3. Escrever sem antes se fazer a seguinte pergunta
Ex: Tese = O esporte tem poder transformador na vida de muitos jovens pobres. Pergunta a fazer mentalmente: Por que o esporte tem poder transformador na vida de muitos jovens pobres?
Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.
Cada resposta que você encontrar será um argumento para cada desenvolvimento. Assim, você só precisará, no desenvolvimento:
- Confirmar a tese
- Explicar os argumentos
- Dar exemplos ou contextualizar sua defesa de ideia/argumento.
4. Repetições de sons
Ex. a avaliação da criação. Coloque o exemplo que fica mais claro. Sons que se repetem na mesma frases. É deselegante na redação.
5. Repetições de palavras
Denota falta de vocabulário.
6. Repetição de ideias
Demonstra falta de conhecimento geral sobre o tema.
7. O uso exagerado de algumas palavras ou expressões
Ex.: problema, coisa, negócio, a gente, na minha opinião etc.
8. Os coloquialismos
Ex.: só que, daí, aí etc.
9. Generalizações
Ex.: sempre, nunca, todo mundo, ninguém.
10. Colocar frases de autoridades sem relacionar com o tema
Usar frases de escritores, filósofos ou especialistas sem relacionar essas frases com o tema proposta na redação.
Ao contrário do que muita gente pensa, tirar nota máxima na redação do Enem não é impossível. Com atenção, estudo, treino e usando muito a nossa correção de redação, dá para chegar lá.
Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.
Vem com a gente, aqui o tamo junto é real! <3