Saiba como estudar biologia da melhor forma possível

Quando o Enem e os vestibulares estão chegando, a ansiedade e o friozinho na barriga teimam em aparecer, não é mesmo? No entanto, você pode relaxar, afinal, essas provas não são um bicho de sete cabeças.

Com preparação, planejamento, organização e principalmente foco nos seus objetivos, as matérias terão melhor compreensão. O que mais se vê são alunos buscando informações sobre a área de exatas, como Matemática e Física, e Redação.

Mas e a Biologia? Você está se preparando para essas questões? Então não perca tempo e confira este guia sobre como estudar biologia de uma maneira eficiente!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

 

 

 

Tenha um plano de estudos

É fundamental que você faça um cronograma do que precisa estudar e defina quanto tempo irá se dedicar para alcançar seu objetivo. A biologia tem várias ramificações de conteúdo e é sempre importante dar uma revisadinha para não perder o entendimento e as particularidades de cada assunto.

Um plano de estudos individualizado é uma boa ferramenta para se guiar na matéria e será um diferencial na hora de verificar seu desempenho. Administre seus horários para se dedicar durante a semana a todas as matérias, de forma que o plano seja flexível e adaptável.

Além disso, criar um plano de estudos evita que o aluno se dedique somente a aquela matéria que gosta e deixe as outras de lado. Dessa forma, será possível estudar todos os conteúdos e verificar em quais dele você tem mais dificuldade e precisa de mais tempo de estudo.

Resolva questões de provas anteriores

A dica campeã para quem quer se dar bem nos vestibulares e no Enem é fazer o maior número de questões sobre biologia. Felizmente, na internet é possível achar várias provas comentadas e com explicações das questões.

É importante que você destine um tempo maior para resolver as questões de assuntos que tem mais dificuldade em assimilar. Os assuntos mais cobrados nas principais provas do país são:

  • ecologia;
  • citologia;
  • fisiologia;
  • microbiologia;
  • genética.

Existem inúmeros aplicativos nos quais você pode montar um simulado e separar os níveis de questões que deseja responder entre fáceis, médias e difíceis. Converse com seus professores de Biologia na escola para tirar dúvidas sobre a matéria.

Procure formas de tentar memorizar

Alguns recursos são bem interessantes para auxiliar a lembrança, como as analogias. Faça associações do que precisa aprender com situações do seu cotidiano, por exemplo.

Professores costumam orientar que um aluno com dificuldade para aprender um conteúdo deve procurar outros caminhos para entender aquele assunto. Nesse caso, deve-se usar bastante a imaginação e criar ferramentas facilitadoras nos seus estudos.

Além das analogias, você pode utilizar FlashCards para visualizar todos os dias, criar desenhos, mapas mentais, acrônimos, acrósticos e rimas que indiquem maneiras mais eficientes de absorver o que deve ser aprendido.

Treine o conhecimento aprendido

Como muitos professores dizem, aprender na prática é muito melhor. Para a biologia, essa frase faz todo sentido, afinal, a matéria é muito ampla e ficar só na teoria pode prejudicar a forma de absorver o conteúdo.

Sendo assim, aproveite ao máximo as aulas dadas em laboratórios. Nesse ambiente é possível conferir algumas informações de perto e entender aquilo que já havia sido visto na teoria.

Além disso, parques são ótimos laboratórios a céu aberto onde você pode comprovar alguns conceitos de ecologia e o meio ambiente como um todo. As experiências tornam o aprendizado mais dinâmico e divertido.

Organize seu ambiente de estudos

Procure um espaço agradável e que você possa se concentrar para ter uma rotina de estudos eficiente. Esse espaço deve ser arejado, calmo, bem iluminado e confortável. Dê preferência para lugares que não despertem o cansaço e consequentemente o sono, como lugares escuros ou muito barulhento.

É essencial escolher uma cadeira que deixe sua coluna ereta e forneça uma boa postura para estudar de forma confortável. Também é importante conferir se a mesa de estudos está de tamanho adequado. Se você tem que curvar a coluna ou o pescoço pode ter algo errado!

Além disso, faça um esquema de pausas entre os seus estudos para poder relaxar um pouco a mente, se alimentar e beber água. Afinal, é extremamente necessário que você tenha uma dieta saudável para manter o organismo funcionando regularmente.

Lembre-se de evitar distrações que possam atrapalhar e criar distrações, como o telefone celular. Deixe para conferir suas redes sociais, e-mails e demais itens que te distraem nos momentos de pausa.

Utilize do entretenimento

Está de bobeira no Netflix ou procurando filmes na internet e não sabe o que escolher? Por que não unir o útil ao agradável e também estudar biologia?

Existem filmes que abordam os temas biológicos mais recorrentes em vestibulares de uma maneira leve e divertida. Vários professores de cursinho pré-vestibular recomendam fazer esse tipo de analogia com filmes.

Algumas boas recomendações para você assistir são:

  • “Procurando Nemo”;
  • “Uma Verdade Inconveniente”;
  • “Osmose Jones”;
  • “O Curandeiro da Selva”;
  • “Microcosmos: Fantástica Aventura da Natureza”;
  • “Vida de Inseto”;
  • “O Desafio de Darwin”;
  • “A Última Hora”;
  • “Alimentos S.A”.

Para quem prefere os seriados de TV, House, Bones, CSI e o Mundo de Beakman são ótimas opções. Além disso, há canais voltados para a ciência na TV a cabo, como Discovery Channel, em que você poderá encontrar documentários sobre o tema na programação.

Participe de grupos de estudo

Reúna-se com amigos que também farão as provas do Enem ou outros vestibulares e procurem reforçar a matéria. Estudar dessa forma auxilia e muito na aprendizagem, afinal, um tema que você não tem muita habilidade pode ser o ponto forte de um amigo e vice-versa. Assim, um colega pode explicar para o outro e ambos saem ganhando.

Essa é uma solução interessante para revisar a matéria e colocar os conhecimentos em prática. Selecione bem que fará parte do grupo para que não haja distrações que façam você perder o foco.

A Biologia é uma disciplina fascinante e, quando aprendida, torna-se uma aliada para passar numa grande prova. No Enem, por exemplo, a Biologia corresponde a competência de Ciência da Natureza e suas tecnologias, que além dela conta com Física e Química.

E aí, conseguimos esclarecer a questão de “como estudar biologia”? Esperamos que, com este guia, seus estudos deslanchem! E para mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e acompanhe as novidades em primeira mão!

 

 

Compartilhe esse post