Saiba por que é importante a correção orientada das redações

Escrever uma redação é moleza pra você ou anda tirando o seu sono? Uma das etapas mais importantes em um processo de seleção, essa atividade costuma dividir os estudantes entre os que amam e os que odeiam escrevê-la. Para todos, porém, uma dica valiosa pode fazer toda a diferença: a correção orientada das redações.

Esse serviço vai ajudar você a fazer o melhor texto possível, conquistando muitos pontos e ficando lá em cima na lista dos aprovados. Afinal, essa prova costuma ter muito peso, já que avalia uma competência utilizada em qualquer área: a linguagem. Ficou interessado no assunto? Então saiba mais no post de hoje!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

1. Vai ajudar você a entender o que é a redação e sua importância

Você já parou para pensar, afinal, por que as redações são exigidas em todos os vestibulares do Brasil? Há, inclusive, aqueles em que a única tarefa é redigir uma dissertação. Isso tem um motivo.

Desenvolvendo uma ideia no papel, você tem condições de demonstrar seus conhecimentos de mundo, suas ideias, suas aspirações e opiniões. Além disso, os avaliadores também poderão examinar a sua capacidade de expressão, de elaborar bons argumentos e de apontar soluções ou conexões.

Tais habilidades são cada vez mais demandadas em qualquer área de atuação profissional. Uma comunicação desenvolta, tanto escrita quanto falada, faz diferença em qualquer profissão.

O domínio da língua portuguesa é valorizado não só para quem trabalha com humanas. Então, lembre-se disso: estudar para a redação ajuda você a se comunicar melhor com o mundo.

2. Você conseguirá se preparar melhor para fazer a redação

Mas afinal de contas, como saber qual tema vai ser cobrado na redação? E se o candidato não tiver lido sobre o assunto? E se não souber como falar a respeito? É aí que entra a correção orientada de redações. É ela que vai preparar você para fazer uma boa redação.

Isso porque se trata de um serviço oferecido por profissionais do texto, normalmente professores ou revisores, que sabem como são as bancas organizadoras de processos seletivos universitários. Cada uma tem seu perfil, suas especificidades. Os corretores de redação têm experiência nisso e conhecem o conteúdo que costuma ser cobrado por cada banca, e vão poder orientar você sobre a melhor forma de escrever, como se preparar e onde buscar referências.

A importância de conhecer o perfil da banca

Há as bancas que exigem mais conhecimentos atuais, por exemplo. É o caso da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sempre conectada com uma pauta em debate público no momento. Temas como violência contra a mulher, liberdade religiosa e política já foram pauta de redações do Enem nas últimas edições.

Mas também há aquelas bancas que exigem temas mais filosóficos, propondo uma reflexão sobre algum conceito abstrato com exemplos na realidade. É o caso, por exemplo, de uma prova que peça para o candidato escrever uma redação sobre a liberdade no contexto social brasileiro atual.

Resumindo, o corretor da redação vai saber qual é o perfil da banca para a qual você vai prestar o vestibular e, assim, poderá guiar seus estudos, dando dicas de preparação e leituras eficazes.

É claro que o importante é ler de tudo, sempre, porque esse hábito melhora a sua capacidade de argumentação, fala e raciocínio. Mas, em um contexto de preparação para provas, lembre-se de que você deve focar ao máximo nas leituras específicas para o vestibular que irá prestar.

3. O corretor vai avaliar o nível do seu português

A língua portuguesa é difícil mesmo, todos sabemos. Cheia de regras, detalhes difíceis de serem memorizados, influência do idioma falado. Mas se você está se preparando para um concurso vestibular, sabe que é uma das matérias principais de qualquer prova.

Contar com um corretor de redação vai ajudar você nesse aspecto. Você produzirá textos e o corretor irá avaliar como está o seu português: se você derrapa mais na concordância ou se precisa estudar mais ortografia; se a pontuação é seu ponto fraco ou se você está repetindo as palavras. Tudo isso você saberá, e poderá corrigir, se tiver alguém que leia sua redação para você e faça as observações cabíveis.

Identificar erros pode ser difícil depois de um tempo

Depois de passar algum tempo debruçado sobre um texto, identificar erros vai ficando cada vez mais difícil. É claro que, quando você estiver fazendo a sua prova no vestibular, não haverá ninguém para corrigir você. Mas uma boa preparação demanda acompanhamento. Não desperdice a oportunidade de ter um bom profissional avaliando o seu texto.

4. É a melhor forma de treinar e aperfeiçoar a sua técnica

Ninguém nasce sabendo fazer uma ótima redação. Você aprende com tempo, leituras, esforço e prática. E com o acompanhamento certo, é garantido que você irá pontuar muito na sua redação.

A maioria dos vestibulares exigem o modelo dissertativo-argumentativo para a redação. Nele, você deve apresentar um assunto, evidenciar dois ou mais argumentos, explanar brevemente sobre cada um deles e apresentar uma conclusão ou direcionamento possível para o tema. O estudante deve dominar esse modelo para se sair bem na prova.

Portanto, quanto mais você treinar, melhor será o resultado final. Com o apoio de um serviço de correção orientada de redações, você poderá se aperfeiçoar nesse modelo. Com a prática, você ficará craque em elaborar textos dentro desse padrão.

Você escreve, o corretor lê e devolve a redação com todos os apontamentos que já comentamos anteriormente. Dessa maneira, você conseguirá identificar seus pontos fracos e corrigi-los, e também reforçar as qualidades que o seu texto tenha. Lembre-se de que na hora da prova o seu tempo é limitado. Quanto mais você treinar antes, melhor será o seu desempenho.

E aí, quer contar com um profissional de correção orientada das redações e garantir uma boa nota no Enem ou vestibular?

Compartilhe esse post