Olá, vestibulade, tudo bem com você? Espero que sim! Agora vai ficar ainda melhor, já que cheguei, cheguei chegando, arrumando a zorra toda! haha Se vocês não cantaram a música de Ludmila enquanto liam a última frase, vocês ainda não estão fazendo as conexões faladas no último blog sobre como fazer a introdução da redação.
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Não leram esse texto? Não acredito! Corram lá e façam isso o quanto antes. Hoje falaremos sobre as COMPETÊNCIAS DO ENEM. Preparades?
Vocês devem estar se perguntando: “Por que é importante saber sobre isso?”. Então, entender como nós somos avaliados e o que precisamos fazer para conquistar a nota máxima na prova de redação, ou seja, o 1000 tão sonhado, é fundamental para corrigir os possíveis erros e ajustar o que ainda precisa de mudança.
Inicialmente, chuchu, precisamos entender que a nota de Redação vale 1000 pontos, distribuídos em 5 competências, que são avaliadas em 6 níveis cada uma. Assim, os 200 pontos de cada competência são divididos em:
- 1º nível: 200 pontos
- 2º nível: 160 pontos
- 3º nível: 120 pontos
- 4º nível: 80 pontos
- 5º nível: 40 pontos
- 6º nível: 0 pontos
Nesse formato de avaliação, a nota é atribuída de 40 em 40 pontos, em cada nível, totalizando 1000 pontos na nota máxima. Como a correção de cada texto é feita por pelo menos dois corretores, a média de duas notas pode ter diferença de 20 pontos, caso um atribua nota 800, por exemplo, ao texto e o outro corretor atribua nota 840 ao mesmo texto. Isso acontece porque não havendo discrepância, diferença de notas maior que 100 pontos, a média das duas correções é tirada e a nota final será 820.
Vocês devem estar se perguntando também: “Mas e se acontecer discrepância entre essas notas?”
O procedimento é simples. Um terceiro corretor entra em ação e se, mesmo assim, ele não resolver, isto é, se houver discrepância entre as três notas, uma banca com novos corretores fará a nova correção, que será a nota final do candidato.
E aí, estão tontos com todos esses detalhes?
Calma. Isso é um problema dos corretores. Para vocês esses critérios são extremamente positivos, pois dão mais credibilidade ao processo. Agora que vocês já sabem como as notas são atribuídas, vamos entender o que cada competência avalia:
A competência I avalia a norma gramatical e a variedade linguística utilizadas na redação. Para conquistar o 1000 tão sonhado, é preciso fechar os 200 pontos nessa competência e, para isso, não cometer mais de dois erros.
Caramba? Difícil, não é? Sim. Do mesmo jeito que é difícil errar tão pouco na norma para chegar aos 200 pontos, é difícil tirar zero nesse quesito. Ufa! Aliviados?
Ótimo, mas nada de perder pontos aqui, então corram para estudar os assuntos que mais dificultam a sua conquista dos 200 pontos na competência I.
Se vocês têm dificuldade com o usa da crase, estudem, se o problema é a acentuação, ainda dá tempo de corrigir isso. Ou seja, descubram o que vocês precisam melhorar e façam o mais rápido possível.
A competência II avalia o texto em relação à compreensão da temática, à tipologia textual adequada e ao uso de repertórios de áreas diversificadas. Desse modo, é fundamental analisar bem a proposta para entender perfeitamente o recorte temático.
Isso pode ser feito com a separação das palavras-chave do próprio tema e com a associação dessas palavras à ideia central de cada texto motivador! Depois é só fazer um texto dissertativo-argumentativo, tipo textual exigido, com tese, argumentos e proposta de solução e, para trazer consistência à argumentação, usar a bagagem construída, o conhecimento de mundo de vocês acerca do tema.
Em seguida, aparece a competência III, que avalia o projeto de texto produzido e pensado por vocês. Nesse quesito, o corretor analisará a capacidade do alune de planejar o texto, de seguir um raciocínio lógico, coerente e com argumentação consistente para defender sua TESE.
Atenção: Não são aceitas falhas no projeto, por isso é muito importante fazer um esquema para organizar bem as ideias!
A próxima é a competência IV, a qual avalia os mecanismos de coesão, usados para conectar palavras, frases e parágrafos no texto. Vocês precisam ter um repertório diversificado de conectivos para unir frases, retomar termos e evitar repetições desnecessárias.
Ademais, não são aceitos usos indevidos de conectivos na competência IV. Com um erro, o texto já é penalizado. Por isso, é fundamental trabalhar a coesão!
Por último, mas não menos importante, está a competência V, que avalia a conclusão do texto. As temáticas do ENEM trazem questões que geram problemas a serem resolvidos, por isso é fundamental escolher bem as causas levantadas para que as soluções estejam articuladas ao que foi debatido. Além de articuladas elas devem responder às perguntas:
- O que deve ser feito para solucionar o problema? (Ação)
- Quem deve fazer? (Agente)
- Como isso deve ser feito? Por meio de que mecanismos? (Meio/Modo)
- Para quê? Com que finalidade? (Finalidade)
Feito isso, é preciso escolher uma das respostas e apresentar um DETALHAMENTO, ou seja, trazer uma informação a mais sobre um dos elementos anteriores que ajude a colocar a solução em prática. Assim, será possível conquistar os 200 pontos na competência V.
Uma observação importante é que os 5 elementos devem ser apresentados para a mesma solução e basta que uma solução seja completa para que a nota máxima seja alcançada. Desse modo, se vocês apresentam dois problemas, é preciso desenvolver e solucionar os dois, mas apenas um precisa apresentar os cinco elementos!
E aí, entenderam tudo direitinho?
Se alguma dúvida ainda paira na cabecinha de vocês, observem a tabela abaixo:
Pronto. Agora é só arrasar nos textos e analisar cada nota tirada por competências! Haha
Quando receber suas redações corrigidas, você terá todas as informações necessárias para ajustar o que for necessário para conquistar um notão!
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Assim ninguém vai estragar seu diaaaaaaa! Avisa lá…e me avisa aqui também! haha