Como não se tornar um procrastinador Auxiliar de Checklist!

Olá pupilos do meu coração, como andam os estudos? Matérias em dia, exercícios completos e só notão nos simulados né? (Oh God, quem dera! hahah). Ou por acaso você se identificou com o título e quer saber como não se tornar um procrastinador Auxiliar de Checklist? Ou caiu aqui de paraquedas e vai continuar lendo só para saber do que estou falando? Ótimo, não se preocupe, vou te explicar S2!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Só para esclarecer, a pessoa que é Auxiliar de Checklist é membro do Clube dos Procrastinadores Anônimos (um clubinho não tão legal que só sabe enrolar na vida). Ela é conhecida por ser mestre em checar tudo a sua volta antes de começar seu plano de estudos. Ainda não se identificou? Sabe aquela vez que você decidiu que ia estudar, sentou, porém antes resolveu checar seu Instagram para ver se tinha novas curtidas, depois o e-mail, depois o canal favorito do Youtube, até finalmente estar contando quantas colheres tem na gaveta da cozinha? (AHÁÁÁ! Te achei, meu Auxiliarzinho de Checklist favorito, hahah).

CALENDARIO ENEM CHECAR LISTA

Como eu disse no post anterior, onde apresentei o Clube dos Procrastinadores Anônimos, o seu grande desafio é focar nas coisas mais importantes, como os estudos, além de precisar se desligar do mundo externo, deixando afazeres secundários para depois, pois basta começar os estudos que vai até o fim. Então segue umas táticas super bacanas que irão te ajudar. (Ah! Também pode ajudar você que não é um Auxiliar Checklist. Viu só como penso em todo mundo. S2)

A tática das três metas diárias

Como o próprio nome diz, ela se baseia em decidir três metas que devem ser cumpridas no dia. Porém estas metas são escolhidas na noite anterior, antes de dormir, e colocadas em ordem de prioridade. Ela se baseia a se comprometer em cumpri-las, independente do que aconteça. Sendo que a primeira deve ser cumprida de imediato, depois do café da manhã. (Obvio que urgências surgem né, mas só urgências, cortar a unha não é urgente. Eu acho! rsrs)

Vamos supor uma ficção quase baseada na vida real: Rodisneya é uma vestibulanda e ficou sabendo da tática das três metas e resolveu aplicar para os afazeres do próximo dia. Ela antes de dormir selecionou três prioridades que precisava cumprir, que eram: o cronograma de seu plano de Estudos, fazer exercícios complementares e visitar sua vizinha Rodisna (isso mesmo, o nome dela foi uma homenagem para a vizinha, não julguem, please!).

HORA DA AVENTURA CHECAR METAS

Baseado na tática, ela as colocou em ordem de prioridade, sendo a primeira o cronograma de seu plano de estudos, na segunda ficou os exercícios complementares e a terceira a visita da Rodisna. Então logo quando acordou, apenas tomou o café e começou cumprindo o seu plano de estudos. Depois de ter terminado, ela almoçou, refrescou um pouco a cabeça, mas apareceu uma tarefa que ela precisava imprimir um boleto que seria pago daqui 1 mês, como não podia inverter a ordem das metas, e essa tarefa não afetaria em nada sua vida naquele momento, iniciou os exercícios complementares.

Ao terminar, apareceu uma urgência, sua gata passou mal e precisava levá-la no veterinário, então não tinha como, lá foi ela, após ter resolvido o problema, logo percebeu que tinha uma terceira meta, mas também tinha o curso pré-vestibular que começaria em 30 minutos. Infelizmente ela precisou adiar sua visita na Rodisna, mas tudo bem, foi uma urgência e não falta de compromisso. (entendeu?)

Você ter uma tática de três metas diárias é importante para que você priorize realmente o que importa, e tarefas secundárias não tomarão conta de sua vida. Apenas seja flexível com você mesmo e perceba que urgências também podem ocorrer (mas sós urgências viu, cortar a unha não é urgente. Não se engane meu bem!), e tudo bem!

Outra importância desta tática, é que ao defini-las na noite anterior, a sua mente estará absorvendo e trabalhando sobre elas, assim durante o dia o seu subconsciente terá criado mecanismos para impedir que você deixe de cumpri-las.

E colocar em ordem de prioridade é para fazer o mais importante antes de correr riscos de aparecer urgências que podem te atrapalhar. Além de que só de ter cumprido a meta mais importante do dia, logo de cara, te tirará um grande peso e você ganhará uma força extra para cumprir as demais. Faça o teste e nos conte! (É ótima, de verdade! S2).

Tática Desligue-se

Esta é essencial para qualquer atividade que você precise fazer, principalmente estudar. É você antes de qualquer coisa se desligar do mundo externo, colocar seu celular no modo avião e evitar entrar em contato com qualquer pessoa ou noticias neste período. Mas aqui ela tem o objetivo de ser complementar às três metas, então vamos lá!

DESLIGANDO MÉTODO VESTIBULAR ENERGIA

Sabe na noite anterior, quando você definiu as três metas? Então, neste mesmo momento você colocará seu celular em modo avião, e pela manhã evitará noticiários, redes sociais, entre outros, e você só poderá sair do modo avião quando cumprir a primeira meta do dia. (achou hard? Ahaha, relaxa, você vai tirar de letra e é ai que está a diversão!).

Neste ponto você resolverá o seu grande problema de foco, como pela manhã você não poderá ter contato com as principais ferramentas que te desviam, a única opção que resta é você cumprir a primeira meta para se conectar com o mundo externo. E manter a tática de se desligar durante as atividades vai fortalecer o seu poder de presença e foco. E claro, se o seu horário de estudos é durante outro horário, adapte-se.

Tática Just Start

Just Start, ou simplesmente COMECE! O principal desafio de um Auxiliar de Checklist é começar os estudos, nesta tática você vai criar mecanismos para te lembrar e reforçar que é isso que você precisa fazer. Seria praticamente um lembrete.  Eu por exemplo tenho um wallpaper escrito JUST START. (e é lindo, S2).

START BOTAO GRAVITY FALLS ESTUDO

Mas você pode usar um post-it e colar no seu PC, ou colar um papel escrito Just Start na sua parede, ou grafitar uma parede do seu quarto, ou quem sabe grafitar todo o quarto, sua casa ou até mesmo a casa do vizinho! (sem vandalismo em meu bem. Peça autorização e faça algo legal, Hahaha).

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

É uma tática que fará sua mente simplesmente excluir qualquer ideia sobre mudar o foco e te ajudará a começar. Funciona de verdade, não é loucura, é psicologia. Acredite no poder da mente e sucesso!

É isso meu querido Auxiliar de Checklist. Experimente colocar essas estratégias em sua vida, mas tenha paciência consigo mesmo, o importante é tentar e pouco a pouco você ficará mestre em cumpri-las. E desta forma, logo, logo você estará no Clube dos Gabaritados, com várias outras pessoas legais, com ótimos resultados e que estão entrando nas melhores universidades do país!

Compartilhe esse post