05 Erros que você está fazendo ao estudar para o ENEM

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO, 03 JANEIRO 2018

Você já deve ter sentido que falar em preparação para as provas tão pertinho do ENEM causa uma ansiedadezinha. Quanto mais perto vai chegando, mais o suor começa a escorrer, o coração a disparar e a cabeça a mil hahaha.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Mas relaxa, queridx, esse sentimento é completamente normal. E já sabendo que isso rola, a gente do Explicâe resolveu te dar aquela mãozinha de sempre. s2

Dá só uma olhada nestes 6 erros que estão acabando com seus estudos

 

1. FALTA DE ORGANIZAÇÃO

Já deve estar pensando “de novo vocês falando de organização”. Mas é real, a grande maioria dos estudantes, vai por nós, é estudante, haahah, e a desordem é quase seu sobrenome. Ser um pouco desorganizado não faz mal a ninguém, até porque ninguém é obrigado. Mas quando chega num nível que você passa mais tempo procurando onde deixou aquele caderno de exercício do que resolvendo o exercício, fica complicado, né? Então vai por mim, mantenha as suas coisas sempre em ordem. Aqui a gente vive dando dicas de organização que podem facilitar sua vida, e fazer isto já te coloca na frente de muitaaaa gente por aí.

Harry Potter sala bagunça família

Então, tenha um bom roteiro de estudos, organize o conteúdo que vai estudar, planeje o seu dia definindo quantas horas serão focadas em estudar e lista quais matérias você pretende ver hoje. Desta forma estudar será tão gostoso quanto… estudar.  E você vai se sentir um líder de si, donx do reino, primeiro do seu nome, nascidx do Enem e libertadxr de gabarito. 😉

Ah, e uma dica muito importante que pode te ajudar é o nosso Guia do Vestibulando

Aqui você encontra um super plano de estudos em que você vai preencher de acordo com suas necessidades e disponibilidades e ele que vai ajudar a organizar seus estudos. Além disso, conta as estatísticas do ENEM de 2009 a 2017 com todas as provas da 1ª, 2ª e 3ª aplicação.

Quer mais facilidade? Então tome:

Outra ferramenta valiosa da nossa plataforma é o plano de estudos individualizado . Nele, é possível montar um planejamento próprio, com base na sua disponibilidade de horários, dificuldades e objetivos. Essencial para quem tem dificuldade em se organizar.

 

2. DISTRAÇÕES

Existe um grande mistério que ronda estes momentos antes dos estudos: aquela fome, sede, vontade de ir ao banheiro, sono ou tudo de uma vez só. Parece coincidência, mas na verdade é só você querendo procrastinar mesmo haha

mulher distração entrevista escritório tv

Quem nunca, né? Distração, mesmo que faça parte da vida, não pode fazer parte de seus estudos. Foque nos estudos e tenha consciência da importância de atingir as metas do seu planejamento e ficar cada vez mais preparado para o Enem. E isso envolve deixar todas as distrações de lado, então esqueça esse bendito celular: de preferência deixe bem longe de você, se possível em outro cômodo da casa, e se ainda for difícil, chame um Uber e pede para ele levar seu celular na casa da sua avó, lá com certeza estará seguro e você não precisará se preocupar com ele tão cedo.

Se for estudar no computador, foque apenas no que estiver ligado ao conteúdo; enquanto estiver na internet, foque apenas nos sites relacionados ao seu estudo. Não se engane! Nada de janelinha do Twitter, Instagram, Facebook. Não vai na ideia de dar uma olhadinha de cinco minutos: eu, você e o bonde todo já sabemos o que vai rolar. Memes, likes, comentários e muitos minutos e até horas de procrastinação.

O legal também é tentar separar um cantinho só seu para estudar, sentadinho, confortável e com todo seu material já perto… Sim, é incrível, e se tiver um copo d’água pronto pra molhar a garganta de vez em quando é lindo demais!

Outra dica: Faça de tudo para que essa área de estudos seja bem longe da sua cama. A sua cama não foi planejada para estudar, não caia nessa tentação… Quando estamos muito cansados é inevitável não pensar em tirar aquele cochilo de 15 minutos que logo vira 2 horas, depois 8 horas, quando você vê, já era seu tempo de estudo.

E se precisar de mais dicas de concentração temos uma postagem feita para você, é só clicar aqui Xô distração e bora pra próxima.

 

3. ESTUDAR APENAS O QUE GOSTA

homem reality show cena serie

A gente sabe que ninguém tem o mesmo objetivo de vida e que alguns precisam estudar mais que outros para entrar na faculdade dos sonhos. Por este motivo, ter consciência de que não se deve estudar apenas o que gosta é crucial para a sua aprovação. Não se deixe enganar e não caia mais nesse erro. Estudar apenas o que você já tem facilidade é chover no molhado, e as provas não vão te questionar apenas sobre suas aptidões, sobre o que te agradou mais a aprender. Elas vão exigir muito mais de você! Isso requer atacar suas dificuldades e ir aperfeiçoando o que já tem facilidade. Vamos lá, pense criticamente: a sua dificuldade está com você, cabe a você reconhecer que fortalecer o seu melhor lado vai tornar mais evidente o lado que ainda precisa ser melhorado. O caminho do sucesso é o balanço perfeito entre essas ações, e só quem está disposto a trilhar por caminhos desconhecidos, conhecerá o caminho.

 

4. MANTER DÚVIDAS

Existe um ditado que diz: Na dúvida não faça. Mas aqui a gente ampliou ele, e ficou assim: na dúvida, pergunte e pare de acumular suas dúvidas! Simples, né? Mas é uma falha muito comum e mostra que você está sendo desatento com seus erros e pontos fracos. É o mesmo que não se dar o direito de reconhecer e entender de onde vem essa dificuldade.

homem Colin cena filme duvida

Jamais deixe algo mal resolvido para trás. Se estiver com dúvidas durante seus estudos, busque por ajuda, meu bem. Olha o Explicâe aqui cheio de gente preparada prontinha para tirar suas dúvidas em até 24h. Se aproveite de nós à vontade, afinal, estamos aqui para te dar o help que você precisa.

É comum escutarmos relatos de estudantes que passam para o próximo capítulo lotados de dúvidas. E isso não vai te poupar tempo nem te ajudar em nada no fim das contas, pois lá na frente essa dúvida não resolvida vai gerar outras dúvidas, e estas outras dúvidas criarão outras, e outras e mais outras, fazendo com que você caia em um ciclo duvidoso de dúvidas mal resolvidas, que ninguém merece. :/

Ao fazer um exercício, o foco é extrair o máximo de informação, ser capaz de explorar todos os conceitos ali naquela questão que, quase sempre, é de vestibular. As informações não estão ali à toa, uma alternativa errada de uma questão pode, se corrigida, ser a alternativa certa na outra questão, que pode ser uma alternativa certa na outra, e na outra e na outra, fazendo com que você caia num ciclo assertivo de questões acertadas, haahha.

Um exemplo bem claro dessa situação é durante a resolução dos simulados online ou presenciais. Essa prova foi totalmente pensada para ser a mais representativa possível, então não apenas responda. NÃÃÃÃO! Você precisa rever quais matérias e assuntos realmente você não conseguiu absorver e reter o conhecimento, e tcharãm, mais um estalo na sua mente acontece.

Uma dica show de bola é você tentar classificar sua dúvida.

Vamos para um esqueminha básico para você pensar.

Enumere 3 categorias dos motivos da dúvida:

I – Não sabia o assunto;

II – Tinha noção, mas não foi o suficiente;

III – Sabia, mas fui desatento(a) e acabei errando.

Essa última deve estar entre os piores arrependimentos da vida, dividindo o pódio com aquela dúvida entre duas alternativas e você marcou a errada. Mas, com o ENEM, não podemos nos dar ao luxo de errar questões que a gente sabe, principalmente se a dificuldade dela for baixa.

Ah, certo… Saquei. É importante ter dúvidas e procurá-las. Mas quem vai me ajudar?

HAHAHA A gente já sabia que isso iria rolar, e pensando nisso, o Explicaê criou uma função maravilhosa e com um nome bem sugestivo: Tira-dúvidasQue já teve um leve spoiler em um trechinho acima. Lá você pode enviar quantas questões quiser e sobre qualquer matéria, que um dos nossos professores irá te responder em um prazo de 24 horas: pode ser questão do Explicaê, do Enem, da prova da escola ou de qualquer outro lugar.

 

5. DEPOIS EU ESTUDO, AINDA DÁ TEMPO

Existe uma lei do vestibulando, que rege todos os vestibulandos, a famosa lei da compensação que funciona da seguinte maneira:

O aluno tem um esforço muito grande a fazer e, ao terminá-la, acaba tendo uma compensação logo em seguida. Ex.: o aluno fez o simulado no final de semana, fez seu grande esforço. Então, na segunda-feira, a lei diz que você merece uma recompensa: pegar uma praia maneira ou maratonar aquela série que arrasa os corações. É, eu sei que GOT é irresistível, mas ela não vai fugir de lá. O problema é spoiler? Ótimo! Aproveita e se mantém longe das redes sociais que assim além de diminuir o risco de spoiler você atinge o objetivo de se manter focado. 😉

Deixar os estudos para depois é extremamente comprometedor, e acredite, é um dos erros mais clássicos na preparação para o vestibular, empatando com os atrasados do ENEM. Muitos alunos acreditam no poder da procrastinação e da pressão psicológica dos dias anteriores da prova, chegando a situações inusitadas de faltarem duas semanas para a prova e nada do bendito. Não caia nesta, arrume tempo suficiente para se preparar aos poucos, tirar dúvidas, fazer exercícios e ir construindo seu conhecimento pouco a pouco.

Muita gente vai deixando sempre pra depois e quando chega em cima da hora, começa a espernear, arrancar o cabelo, queimar os livros, uma gritaria só e por aí vai. Sabe por quê? Adivinha! Porque você sabe que é muita coisa para estudar e foca ainda mais em reforçar para si que é muito assunto… E então você trava, nem estuda, nem revisa, foca apenas no caos que você mesmo criou por causa da procrastinação.

tv cena garota roupas armário

A dica é simples: comece a estudar muito tempo antes; divida o conteúdo, tire dúvidas sempre e avance apenas quando dominar a matéria que você estava estudando.

E para finalizar com chave de ouro vai mais uma, mas não se preocupe que é curtinha. 😉

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

ERRO BÔNUS: Só comer besteira

Eu sei que você é estudante, e por isso mesmo sabe que manter uma boa alimentação te ajudará demais nos seus estudos. Através dela você consegue energia para umas horas a mais, controle cerebral e ganho na concentração. Boa alimentação é um plus e você deve levar isso contigo. Então vai em frente, se esbalde na salada de alface, se lambuze de proteínas saudáveis e se jogue nos sucos naturais, hahaha.

animação cinema ratatouille comida

Mas é que a má alimentação além de ser má, é péssimo para seus estudos, ou seja, é má de verdade e pode ser uma pedra no caminho maior do que você imagina.

É isso, queridx, até a próxima. Mas só para equilibrar estes montes de erros, vou falar um acerto que os estudantes cometem: Assinar e acompanhar as dicas do Explicaê. Hahah beijossss

Resuminho do amor

  • Organização é tudo! Separe os assuntos e matérias que você precisa estudar. Os horários e dias disponíveis para você se dedicar. Enfim, faça um plano de estudos que tenha a sua cara de acordo com a sua realidade.
  • Livre-se das distrações. Esse é o momento para se concentrar nos seus objetivos.
  • Saia da zona de conforto e encare aqueles assuntos assustadores que parece que não vão entrar na sua cabeça. Acredite: com dedicação e foco você chega lá!
  • Em hipótese alguma acumule suas dúvidas e se dedique aos assuntos que você sente mais necessidade.
  • Não procrastine. A melhor hora pra começar a estudar é agora, não importa o mês que você esteja lendo isso.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post