Entre os males o pior? Então bem-vindo ao Clube dos Procrastinadores

E ai galera, tudo em cima ou andam procrastinando por aí? Se a opção é a primeira, perfeito, se é a segunda, fique atento. Mas se tem alguma dúvida sobre o que estou falando, é só ler primeiro “A Pior Estratégia de Todos os Tempos”. Pra quem já está a par, eu disse que iria dar uma mãozinha para se livrar da procrastinação, certo?  E aqui estou meu bem! Quero, portanto, convidá-lo a conhecer melhor um clube (não tão bacana) chamado Procrastinadores Anônimos (que na real, eu já tinha até ganhado uma medalha de honra ao mérito, ou seria demérito? hahaha), vamos lá!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Localizado no alto da montanha onde Judas perdeu as botas, o clube é frequentado por cinco procrastinadores profissionais, que coincidentemente são vestibulandos (ATÁ! – Acreditem!), dos quais no final do dia só tem uma meta: enrolarem o máximo possível os estudos para o vestibular. (E eu sei que você já foi uma delas, mas relaxa, sou ótimo em guardar segredo, S2).

Então, ih lá vamos nós, respeitável público – TÃTÃTÃ (hahaha, I’m sorry), com vocês, os cinco Procrastinadores Anônimos:

  • Auxiliar Checklist

“Epa, bora estudar, uhulll!… Espera aí, vou só dar uma olhada no whatsapp pra checar se tem alguma mensagem nova, hum, não tem, será que no e-mail tem? Fechei a geladeira? Ah pronto, vou estudar! Calma, vou fazer um stories para mostrar que estou estudando… nossa que legal isso aqui… não acreditooo, saiu o último eps.”

Garoto Procrastinando

Este é o cenário típico do Auxiliar Checklist, aquela pessoa mestre em sentar para estudar, mas que antes resolve checar e finalizar várias tarefas aleatórias que vão surgindo em sua mente, até que se depara com algo que a retira totalmente da meta de estudos.

O grande desafio deste profissional é aprender a priorizar os seus estudos, se desligar do mundo e simplesmente iniciar, pois quando começa, consegue seguir o fluxo perfeito e arruma pique para ir até o infinito e além. (E a sensação é de puro prazer, acreditem, ele sempre desenrola, hahaha).

  • Ilusionista do tempo

Meus amores, este aqui já é um caso diferente, porque pra elx funciona assim: “Oh, vou estudar… (estudando, estudando…) exercício um completo, vou ler isso aqui! Pronto, li essa parte. Epa, espera aí, vou tomar uma água e já volto…Vou estudar.. (estudando, estudando…) será que tem algo na geladeira? Nossa, bolo! Vou comer… hum que delícia… deixa olhar o insta, nossa saiu o último eps” E lá se foi embora.

Garota Procrastinando

Esta é a típica pessoa Ilusionista do tempo, pois sempre começa os estudos, mas tira diversas pausas, e desta forma vai se iludindo que conseguirá manter o ritmo, porém quando menos se espera tira uma pausa infinita. Por este motivo quando voltar para o estudo, precisará rever todo o conteúdo, pois já nem se lembra do assunto tratado.

Respeitar o processo, seguindo um plano de estudos com metas e horas programadas é o grande desafio de um Ilusionista do Tempo. Ele é simplesmente perfeito em começar, porém ele sente incômodo em manter o ritmo, inventando várias pausas desnecessárias. Sem dúvida, se ele vencer este incômodo, conseguirá concluir seus estudos com mais êxito. (Porque né, vamos dizer: quem consegue estudar tirando 50 pausas em 3horas??)

  • Sensitiva

Sabe aquela pessoa da hora perfeita? Isso, essa mesmo, aquela que sempre espera o momento certo pra conversar com um crush. Dai lá vai ela: “Humm, mas estou sentindo que o clima não está bom… Espera, acho que se eu fizer isso vai ser melhor e estarei mais preparado, iii passou o carro do ovo, acho que não é um bom sinal, deixa pra lá, agora não é hora.” (Pela mor de God, quanta enrolaçãoooo).

Garoto Procrastinando

Conhecem alguém assim? Agora pensa uma pessoa que faz isso para estudar. Te apresento então a Sensitiva, o ser do feeling, o que sempre espera uma inspiração do além (ou apenas a mãe puxando a orelha mesmo) e só assim ela definitivamente fará o maior estudo de todos os tempos. Ela quando resolve estudar fica sempre criando o clima perfeito, ela prepara um cafezinho, come uma comida boa, joga um bom ar no ambiente e faz qualquer tipo de tarefa, menos estudar. (E se algo der errado então, nem te conto, o ser foge dos livros).

A pessoa que é Sensitiva precisa aprender a se organizar melhor, e criar metas diárias que devem ser cumpridas, independente se for ou não a hora perfeita. E isso precisa ser bem claro, pois ela pode encontrar desafios tanto em começar quanto manter o ritmo. Depois que conseguir vencê-los, estudar será uma das suas melhores sensações. (Parece mentira, eu sei, mas é possível, eu juro hahah).

  • Blogueirinho

“Eu sei que preciso estudar, mas deixa eu dar uma olhada neste pisão, Anita e o Mc da esquina, não acredito… Meu vizinho? Preciso falar… Nossa que comentário nada vê, humm este comentário é melhor… quem é esta pessoa? Nossa que postagem legal, humm, deixa eu fazer textão! Será que tem canal no Youtube, hahaha, que massa…”

Garoto Procrastinando

Meu amor, se você deseja realmente passar numa boa universidade, evite ser essa pessoa. O Blogueirinho vive em um mundo paralelo, onde interagir e saber assuntos do cotidiano sejam de outras pessoas ou do seu animalzinho de estimação se torna mais importante que a própria vida (não desmerecendo nossos pets lindos). É praticamente um quase, quase “digital influencer”. Normalmente é viciado em ler comentários, sempre procura polêmica para textão e está preparado para ser especialista em assuntos sem sentido. (Com diploma e tudo… coitado, triste fim q já tive, hahaha).

O seu grande desafio está na construção do seu amor próprio, ele precisa aprender a se valorizar e perceber que o seu destino é muito mais importante do que qualquer outro assunto do cotidiano. Quando ele se coloca em primeiro lugar, percebe que não faz sentido cuidar da vida alheia e começa a se preocupar mais em estudar. 

  • Vida ganha

“Ahh, estudar que nada. Será que pego uma praia ou um cineminha? Humm, prefiro Netflix! …Opa, amanhã tem balada, deixa esse livro pra lá. Se não passar neste, passo no outro… Eita, já é o segundo vestibular que eu não passo? Espera aí, vou dormir um pouco…”

Garoto Procrastinando

Este é o famoso não quer nada com a vida. Adora a sua zona de conforto e qualquer desafio que o tire dela já é motivo de preguiça. A pessoa Vida Ganha até faz a inscrição para o vestibular, mas se irá prestar já é outra conversa. Infelizmente ele só toma alguma atitude na vida quando os prazos se esgotaram, porém já não tem mais volta. (Perdeu peixe… próximooo!).

Este precisa de uma boa dose de motivação, seu desafio é perceber que na vida tudo se conquista e nada é garantido. E que muitas vezes sair de sua zona de conforto poderá proporcionar muito mais felicidade do que imagina. Ele até tem potencial, apenas precisa ser direcionado e poderá entrar nas melhores universidades do país. (Acredite, desperte o gigante que existe em você e voa meu bem! S2)

  • Resuminho do Amor

Estes são os principais membros do Clube dos Procrastinadores. E aí, se identificou com algum? Ou com todos? (Porque eu sim, ahahha). É que no fundo todas as pessoas se tornam um destes profissionais quando procrastinam. (Eu mesmo já fui Auxiliar de Checklist num dia e Analista da Vida Alheia no outro, ahahha).

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Porém, aqui no Explicâe existe uma meta muito importante para ajudar você. O Explicaê quer te tirar da procrastinação e te levar para o melhor clube de todos: O Clube dos Gabaritados!

Os Gabaritados são pessoas comprometidas com o seu futuro, que aprenderam a dominar sua procrastinação (ou ProcProc interior para os mais íntimos, rsrs) e desta forma criaram gosto em estudar, equilibrando uma vida de estudos sem se esquecerem do lazer. Muitos deles, inclusive, já passaram nas melhores universidades do país e hoje estão se tornando grandes profissionais de sucesso.

E você, o que deseja? Topa vencer esta jornada com o Explicaê e se tornar um Gabaritado? (Topa vai, vem vencer! Será divertido, prometo de pé junto). Então antes de partirmos para o próximo conteúdo, queria te falar algo muito importante:

Aqui no Explicâe também se acredita que existe uma forma ainda melhor para vencer esta jornada, que é quando todos se unem criando uma rede de compartilhamento de ideias, histórias e desafios.

Então foi pensando nisto que te proponho um pequeno desafio:

Que tal deixar um comentário contando alguma experiência que você teve com a procrastinação? Ou então conte qual tipo de procrastinador você é, e o que tem feito para tentar superar? Desta forma você estará colaborando com muita gente que também precisa ir para os gabaritados, além de ajudar a desenvolver um conteúdo ainda melhor para você!

É isso aí meus pupilos favoritos. E Bora Gabaritar!

Compartilhe esse post