8 cursos superiores para quem ama animais e natureza

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Já estamos no meio do ano e cada vez mais próximos ao Enem. A gente consegue imaginar o quão ansioso você deve  estar (confira nesse post como segurar essa ansiedade).

 

ansiedade vestibular enem

 

Agora me responde, a essa altura você já escolheu seu curso superior? Nós aqui do Explicaê super apoiamos que você escolha aquele que, além de garantir conforto financeiro no futuro, também proporcione um grau de satisfação pessoal.

 

Por isso, a melhor saída é buscar por profissões e campos de atuação que combinem os seus principais interesses, habilidades e objetivos de vida.

 

Você ama os animais e adora estar na natureza? Essa matéria foi feita especialmente para você ❤ Que tal optar por um curso superior que te coloque em contato com tudo o que você mais gosta?

 

Para te ajudar nessa etapa tão importante da sua vida, listamos a seguir 8 opções de cursos superiores para quem ama o meio ambiente.

 

  • Ciências Biológicas

 

As Ciências Biológicas costumam ser a primeira opção quando pensamos em cursos superiores para quem ama a natureza, né? E o motivo para isso é simples: as Ciências Biológicas estudam a origem, desenvolvimento e evolução de todas as formas de vida, sejam elas plantas, animais, bactérias, protozoários, fungos ou seres humanos.

 

Se optar por este curso, você sairá capacitado para trabalhar em contato direto com a fauna e a flora — em jardins botânicos, viveiros e parques de preservação ambiental — ou atuar em salas de aula, institutos governamentais e empresas privadas e até pesquisas científicas.

 

E você ainda pode investir em uma especialização em outras áreas, como botânica, biossegurança, genética e biologia molecular. Ou seja, são muitas possibilidades de atuação para quem quer trabalhar em nome do meio ambiente!

 

enem vestibular planeta terra

 

  • Ecologia

 

A Ecologia é uma ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o ecossistema onde vivem, com o objetivo de preservar o meio ambiente e seus recursos.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.

Quero ser aluno premium

Isso quer dizer que um profissional formado nessa área analisa o funcionamento dos ecossistemas, investiga o impacto da ação humana sobre eles e desenvolve planos para conter e solucionar os problemas ambientais.

 

Um bacharel em Ecologia pode trabalhar em parques ecológicos, áreas de preservação ambiental, zoológicos, secretarias municipais, institutos de fiscalização ambiental, organizações não governamentais, empresas privadas ou laboratórios de pesquisa, por exemplo.

 

E, embora Ecologia também seja uma disciplina dentro das Ciências Biológicas, o curso superior dá mais ênfase às questões específicas da preservação dos ecossistemas, como impactos ambientais, fundamentos da ecologia e legislação ecológica.

 

  • Oceanografia

 

Que tal estudar e trabalhar pela preservação dos ecossistemas aquáticos? Se optar pelo curso de Oceanografia, você vai aprender a analisar rios, lagoas, mares e zonas costeiras, identificando sua composição química, estrutura e até mesmo o modo de vida dos animais presentes nesses ecossistemas.

 

Um oceanógrafo pode trabalhar com coleta de amostras de ambientes aquáticos para determinar suas condições biológicas, mapeamento do fundo dos oceanos, supervisão dos cativeiros de cultivo de animais aquáticos, saneamento de zonas costeiras, recuperação de áreas degradadas e desenvolvimento de pesquisas sobre impactos ambientais.

 

  • Agronomia

 

A Agronomia estuda o manejo sustentável dos recursos necessários para a produção agropecuária. Ou seja, cabe ao agrônomo melhorar a produtividade e a qualidade dos rebanhos, lavouras e de seus produtos comerciais finais.

 

Algumas atividades do profissional com formação em Agronomia são: promover o manejo dos solos e colheitas, padronizar e classificar produtos agrícolas, elaborar planos para o desenvolvimento da produção agropecuária, realizar o controle de pragas e vetores, organizar a produção das propriedades rurais, desenvolver sistemas de irrigação ou ainda propor estudos nessa área de pesquisa, entre outras funções.

 

  • Medicina Veterinária

 

Exemplo clássico de curso superior para quem ama os animais de estimação, a Medicina Veterinária forma profissionais responsáveis pelo cuidado, assistência clínica e cirúrgica a animais de todos os portes, sejam eles domésticos ou silvestres.

 

Cabe ao médico veterinário cuidar da saúde, alimentação, preservação e reprodução dos animais.

 

Por isso, um profissional formado nessa área pode trabalhar com inspeção animal, controle de doenças e zoonoses, preservação de animais silvestres em cativeiro, desenvolvimento de produtos e medicamentos veterinários, fiscalização de estabelecimentos que comercializem produtos de origem animal ou mesmo na promoção de campanhas para o auxílio de animais abandonados.

 

E lembre-se: na maioria dos cursos de Medicina Veterinária, além das disciplinas voltadas para o cuidado dos animais, você também vai se deparar com diversas matérias das áreas de Ciências Exatas, Sociais e Biológicas, como matemática e estatística, microbiologia e bioética.

 

cachorros filhotes correndo

 

  • Zootecnia

 

A exemplo da Agronomia, a Zootecnia também é um curso da área de Ciências Agrárias, isto é, um campo voltado para o estudo e desenvolvimento da produção agropecuária.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

A diferença é que o profissional formado em Zootecnia atua especificamente no cuidado dos rebanhos e na produção pecuária, enquanto que a Agronomia inclui também o manejo ambiental dos recursos ligados à agricultura.

 

Um zootécnico pode trabalhar, por exemplo, com o melhoramento genético de espécies, desenvolvimento de rações, aumento da produtividade dos rebanhos para fins comerciais, controle de doenças e estudos para melhoria dos produtos agropecuários.

 

Não é difícil perceber que tanto o curso de Agronomia quanto o de Zootecnia estão intimamente ligados com a produção, melhoramento e comercialização dos produtos agroindustriais em todas as suas etapas.

 

  • Engenharia Ambiental

 

A Engenharia Ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais e desenvolve meios para preservar os recursos ecológicos e a saúde humana.

 

Um profissional dessa área atua diretamente com o meio ambiente, podendo trabalhar com avaliação e gestão ambiental, acústica, drenagem e abastecimento de água, planejamento energético, saúde ambiental, gestão de resíduos, qualidade do ar, economia e educação ambiental, saneamento, controle de qualidade, monitoramento de alterações globais e por aí vai.

 

  • Biologia Marinha

 

O biólogo marinho vem ganhando cada vez mais espaço e importância no mercado de trabalho. O aquecimento global e a poluição dos oceanos são alguns dos problemas do mundo atual cujo impacto podem ser minimizados por esses profissionais.

 

O biólogo marinho estuda os seres vivos que habitam os ecossistemas marinhos, incluindo aí não apenas os oceanos, mas também ambientes como as zonas de mangue, praias, costões, recifes, estuários, atóis e todos os lugares onde pode florescer a vida marítima.

 

mar azul agua

 

Fala pra mim nos comentários qual a sua opção de curso ❤

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post