FOCAÊ - A playlist para você manter o foco nos estudos

A sua preparação para prova é um processo único. Alguns alunos utilizam as mais diversas técnicas, desde não ler nada para a prova um dia antes ou praticar exercícios físicos para melhorar a tensão. Hoje, nós iremos falar de uma técnica um tanto polêmica, para os amantes do silêncio, ouvir música enquanto estuda. Segundo o fundador da Sou Genius, estudar apenas com o silêncio pode ser uma armadilha.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Armadilha? Sim! Pode se tornar uma armadilha caso o você venha a fazer prova em um ambiente com ruídos, o que poderá ocasionar uma baixa concentração na execução. Mas como contornar isso? A gente explica, estudar com música é uma boa alternativa, assim você pode encontrar a concentração mesmo em ambientes onde o ruído está presente, é preciso que você encontre um ritmo ou um instrumento que possa melhorar a sua concentração, pode inclusive tentar músicas com voz. E quanto ao volume? Recomenda-se um tom baixo, mas vai variar de como funciona melhor para você.

Os ritmos mais recomendados:

  • Jazz: esse estilo de música geralmente não apresenta letras. A maior parte delas é capaz de deixar você bem-humorado. Entre os melhores nomes, estão os de Miles Davis, Alice Coltrane e Thelonious Monk.
  • Música clássica e erudita: Prepare os ouvidos, porque esse repertório pode ser extenso. Muitos dizem que ouvir Johann Sebastian Bach é ótimo para solucionar questões matemáticas.
  • Composições minimalistas: são músicas capazes de ativar a concentração e fazer com que você quase entre em estado de transe. Se você quer explorar esse ritmo, escolha Steve Reich e Philip Glass.
  • Músicas calmas: se você está em busca de manter a sua mente mais tranquila, procure ouvir Bonobo e Cinematic Orchestra.
  • Músicas ambiente: com esse tipo de música, você nem percebe que está ouvindo música. Procure conhecer Brian Eno e Aphex Twin.
  • Trilhas sonoras de filmes: elas são indicadas para momentos desafiadores. Quando falamos de trabalho e estudos, elas podem ser boas para ouvir antes de reuniões ou apresentações de projetos. Entre as recomendações, estão a de “Tron” e “A Rede Social”.
  • Trilhas sonoras de games: alguns dizem que esse tipo de música é capaz de deixar você concentrado sem causar distração. A Orquestra Sinfônica de Londres faz versões impressionantes de algumas músicas de video game.

Para começar a praticar nós preparamos uma playlist feita para você, a “Mantém o Focaê”, que já está disponível no Spotify.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post