[INFOGRÁFICO] - As 10 técnicas que irão te fazer parar de procrastinar hoje!

Minhas queridas e queridos, ao longo das últimas semanas postamos vários conteúdos sobre procrastinação, desde a explicação do que era, no texto “A pior estratégia de todos os tempos”, para algumas pessoas que não conheciam o termo, até para aqueles familiarizados e que tinham comportamentos específicos sobre como procrastinavam. E esperamos muito que este conteúdo tenha te ajudado.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Mas queremos explicar algo muito importante para você, todo este conteúdo está completamente baseado em dois princípios psicológicos essenciais para quem deseja ter um bom desempenho no vestibular, (calma, não falaremos difícil, não corra daqui, please! Ahhaha). Estamos falando de Hábitos e Gatilhos!

Hábito, segundo o dicionário Google, é uma maneira permanente ou frequente de comportar-se; uma mania. Os seus hábitos definem muito o que você é e por qual caminho irá trilhar, e portanto existem tanto hábitos bons, quanto ruins, entre estes, a procrastinação. E pelo óbvio, a melhor forma de vencer um hábito ruim é substituí-lo por um bom, e é exatamente o que algumas táticas se referem, como a meditação, três metas diárias, plano de estudos, entre outras que se referem a comportamento.

Porém mudar um hábito não é fácil, segundo Charles Duhigg, no livro O Poder do Hábito, o ser humano demora em torno de 66 dias para conseguir fazer esta mudança. Então vá com calma, escolha apenas algumas e pratique (não queira agarrar o mundo meu bem! Rsrs), passo a passo é o melhor caminho.

Agora vamos para o próximo princípio: Gatilhos Mentais, que são mecanismos psicológicos que se instalam na mente e tem a capacidade de nos convencer a tomar decisões por causa deles. O gatilho é um ótimo instrumento para te ajudar a manter o foco, entre as táticas, eles são, por exemplo, o Just Start, Don’t Stop e Dose motivacional. E independente de como você se identificar, ter um gatilho mental pode te ajudar e muito nos seus estudos, então apenas escolha um para chamar de seu ou crie algum que se adeque melhor a você. (Só não dispense, acredite, faz um bem danado!)

Além disto, queremos reafirmar algo que já foi falado, não existe uma pessoa só sensitiva, ou uma apenas vida ganha, todos nós temos uma hora ou outra o comportamento de um destes personagens (afinal, quem aqui nunca foi Vida Ganha num dia e Sensitiva no outro que atire a primeira pedra, Hahaha), e por isso mesmo, todas estas táticas servem para te ajudar a vencer a procrastinação. Então, experimente, mude e retorne, mas claro, dando um tempo de experimentação para cada (precisa ter certeza né meu bem), e sempre, sempre estude!

Mas a gente aqui do Explicâe sabe que voltar aos textos para relembrar cada um deles é meio cansativo né. Então resolvemos te dar uma mãozinha para relembrar as táticas quando quiser de uma forma bem prática (Arrrasamosssss, fala ai, hahaha), que é este lindo infográfico que está abaixo! Espero que goste, salve, imprima, cole na parede do quarto e quem sabe compartilha com seus outros amigos vestibulandos, ahahaha, afinal, o importante é não desistir nunca do vestibular dos sonhos, e para isso, toda ajuda é bem vinda!

É isso amor! Foi maravilhoso viver esta aventura do Clube dos Procrastinadores Anônimos com você. Espero que tenhamos te ajudado bastante, e ficaríamos muito felizes se nos contasse um pouco sobre o que achou destes conteúdos e se você já começou a praticar alguma tática! J

Grande Abraço e Bora Gabaritar!!

Ah, e como dividir conhecimento para te ajudar nunca é demais, decidimos dar mais uma dica final super especial e importante.

Cuide de sua alimentação!

É, sabemos que é meio conselho de tiozão, mas é algo muito importante para você que está nessa jornada de vestibulando. E compartilhar isto com você é importante, sabe por que? Nosso sistema digestivo é sempre o primeiro a sentir as pressões do dia a dia, como situações de estresse e ansiedade.

Então, manter uma alimentação saudável, que fortalece seu sistema digestivo, é essencial para passar de forma bacana por esta etapa de sua vida! Não tenha dó das verduras, frutas, proteínas e tudo que existe de bom, tanto sua mente quanto seu organismo lhe agradecem!!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post