Plano de Estudo para gabaritar o ENEM

Fala, meus queridos e queridas, lembram que apresentei para vocês os maiores erros que estudantes cometem ao se prepararem para o vestibular? Se perdeu, vale a pena voltar e conferir. Porém, não seríamos o Explicaê se apontássemos apenas os erros, não é mesmo? Por este motivo apresento agora para vocês a solução para todos os seus problemas, não todos, é claro (I’m so sorry, hahaha), mas pelo menos todas as soluções que estão relacionadas ao seu plano de estudo.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Então é com muita satisfação e brilho nos olhos (de verdade, é muito bom mesmo), que apresento o Plano e Horário de Estudos do Explicaê. Eles são simplesmente o nosso xodó e a principal funcionalidade dentro do site. Agora vamos deixar de enrolação e mostrar como isto pode realizar verdadeiros milagres.

Pensando na melhor maneira de acompanhar, orientar e guiar vocês, foi criado um plano de estudos individualizado, que atende as suas necessidades e que se adequa às características próprias de cada um. Com ele, você que tá meio na preguiça, consegue colocar a mão na massa e aprende a administrar sua rotina de estudos de acordo com seus horários, sem perder o foco nos principais vestibulares do país e no ENEM. Como funciona? Logo após o seu cadastro, você vai responder um questionário com perguntas essenciais para elaboração deste cronograma, após todas as informações coletadas, nós iremos te dar um guia com as aulas que você deverá assistir, apostilas para download, além de exercícios e simulados para treinar.

“Aaah, mas agora senti que minha prioridade no começo não é mais a mesma… O que eu faço?” Relaxa! Nosso plano de estudos é bem flexível e adaptável, ou seja, você pode mudar sempre que quiser. Ele se adequa a você, não lembra? Então vamos em frente.

Após o cadastro, vocês entrarão na opção do Plano de Estudos, onde aparecerão três alternativas de ensino:

Plano Estudos Tela 1

Essas opções foram pensadas para atender diferentes perfis e necessidades. Por quê? Porque nós amamos vocês meus queridos e queremos lhe dar o melhor sempre, hahaha. Veja só como funciona:

  • Reforço Escolar: É para você que ainda não está com foco no vestibular; mas quer estudar todo o conteúdo programático de algum dos anos do ensino médio. (Estudioso você, ein? Congratulations!!!)
  • Micro Revisões: Você tem pouco tempo e tem que estudar um conteúdo específico o mais rápido possível? Vai fazer uma prova da escola, recuperação ou quer apenas relembrar o conteúdo pouco tempo antes do vestibular? Esse é o caminho certo. Aqui é possível escolher as matérias e os assuntos desejados e programar o próprio plano e horário de estudos;
  • Vestibular: Iiih…Chegou a reta final de preparação, o ENEM já está começando a dar o ar da graça em sua vida e seu foco é uma aprovação naquele curso top que vai te render glória, dinheiro e muitaaa felicidade. Qual caminho seguir? O que estudar? Adivinha, meu bem! É essa a sua opção.

Ficou animado? Então vamos entender este plano de estudos com mais detalhes:

 

REFORÇO ESCOLAR

 

Uma vez escolhida esta opção, você vai dar de cara com a tela abaixo, que lista novos caminhos para seguir, que são: 1° ano/ 2° ano/ 3° ano. Onde você encontrará conteúdo relacionado às principais necessidades que observamos na educação de diversas instituições.

Plano Estudos Reforço Escolar

  • Escolhendo estudar o conteúdo do 1º ou 2º ano

No Brasil, existe uma grande diversificação pedagógica entre as diversas instituições do país, onde o que se ensina em Biologia no 1º ano em uma instituição no Nordeste pode ser diferente de outra instituição localizada no Norte e até mesmo diferente de alguma outra dentro do próprio Estado. Como se não bastasse esse embaralhado todo, existe um movimento para tornar o último ano do ensino médio um mix de assimilação de alguns assuntos novos, mas principalmente uma fixação dos assuntos do 1º e 2º ano.

Porém colega, não se preocupe, o Explicaê já pensou nisso por você. Nesta categoria de Plano de Ensino, o foco é atender a todas essas pessoas que podem querer ou não se encaixar em perfis diferentes e ainda de acordo com outros acompanhamentos que estejam fazendo.

Por isso, checamos essa questão perguntando se sua escola apresenta apenas o conteúdo de cada ano bem separado. Se sim, te ajudaremos propondo a lista de assuntos que se encaixa naquele ano segundo nossa proposta pedagógica. Se você escolher que não, iremos mostrar todos os assuntos e você selecionará quais são as suas preferências de estudo, além de deixarmos selecionados os assuntos que acreditamos serem os mais importantes para aquele ano específico.

  • Escolhendo estudar para o 3º ano

Sem muito rodeio, neste plano você poderá estudar todo o conteúdo do terceiro ano. Mas, caso você escolha que quer estudar o conteúdo dos três anos, nós iremos te redirecionar para o foco que acreditamos que te ajudará melhor: o vestibular.

Viu só, ótima opção né? Mas bora ver as outras? Então vem conosco que é sucesso.

MICRO REVISÕES

 

“Estou nervouser e quero estudar o máximo possível sobre aqueles determinados assuntos”

Então você está no Plano de Ensino que é a sua cara. E aqui você só precisará nos responder algumas perguntas que nos auxiliarão a te guiar no que você deseja.

  • Qual(is) matéria(s) você quer estudar?

Agora é a hora que você vai nos dizer quais disciplinas você quer focar, e vamos juntos sair gabaritando tudo, combinado? Então vamos refletir:

Por acaso você está pensando em estudar apenas um conteúdo da avaliação de uma matéria no colégio, ou de um simulado preparatório? Ou prefere revisar apenas uns tópicos específicos para o tão esperado ENEM, ou aquele vestibular da facul dos seus sonhos? Sinta-se à vontade para escolher o que precisa e vamos para o próximo passo!

Plano Estudos Materias Revisão

  • OK, escolhi a(s) matéria(s). Agora quais assuntos dela(s) você quer estudar?

Aqui iremos listar todos os assuntos da(s) matéria(s) que você selecionou… Assim, você escolhe o que te atende mais e o que é mais importante para você estudar.  Mas não se esqueça de ter em mente o tempo que você disponibilizará para os estudos. Como minha vózinha dizia: Não coloque a carroça na frente dos bois. Pensando nela, é que reforçamos anteriormente a dedicação contínua, pois não é aconselhável tentar fazer o plano JK de “50 anos em 5”: estudar em um final de semana o assunto de meses. É micro revisão amiguinhos, não macro. (Tá bom… vou parar com esses joguinhos de palavras, hahaha)

Plano Estudos Assuntos Revisão

VESTIBULAR  

 

Okay, chegou a hora que o nervosismo bate. Mas nós já dizemos que te amamos, né? Então relaxa, porque é amor tipo o de mãe mesmo, portanto vamos te ajudar no que for preciso e junto ao seu esforço você irá não apenas sobreviver a essa preparação, como sairá do vestibular soltando foguetes de alegria. (Por favor, use os silenciosos para não fazer os dogs sofrerem, ok?).

Primeira escolha: Você quer um plano Extensivo? (Ou seja, estamos no início do ano e você ainda tem tempo para estudar todos os assuntos possíveis do Vestibular/ENEM), ou você precisa de um plano Intensivo? (Estamos a pouco tempo da prova e você precisa focar apenas no principal, seja para revisão, bateria de exercícios ou por conta da procrastinação, haha)

 

 

Intensivo Extensivo ENEM Explicae

Após essa escolha, te daremos um material de acordo com sua situação e os assuntos mais importantes para sua aprovação. E, meus amados, isso tudo será possível através do direcionamento que fazemos, levando em consideração os principais vestibulares do Brasil. Por isso, temos também três possíveis focos dentro deste Plano de Estudos: 

  • Geral: Para quem vai se preparar para os vestibulares mais tradicionais do país e que não adotam o ENEM;
  • Medicina: Sabemos a importância e especificidade de cada preparação e reconhecemos que essa carreira é uma das mais concorridas no país todo. Então, para atender esse grupo, criamos esse plano que foca nas universidades do Nordeste, principalmente aquelas cuja banca avaliadora é do grupo;
  • ENEM: É claramente a mais importante avaliação do país e que tem especificidades que precisam ser bem estudadas. Então, quem escolher esse foco, vai levar em consideração os assuntos presentes no ENEM, contando com videoaulas, exercícios e simulados específicos para este exame (ou seria maratona?)

 

Plano Estudos Foco Vestibular

Escolhi meu foco para o vestibular e agora?

Para montarmos o planejamento que se encaixa melhor para você, levamos em consideração três dados: a duração do seu plano de estudo, qual a língua estrangeira você optará, podendo até mesmo escolher as duas (trilíngue eles, desculpaê). E por fim, como você está em cada matéria em nível de aprendizado. Sabendo deste último dado iremos direcionar a frequência com que as matérias irão aparecer ao longo da semana. A forma de classificação de relevância destes pontos será:

  • Iniciante (não sei de nada)
  • Intermediário (sei o básico)
  • Avançado (sei o suficiente, mas queria revisar)
  • Tranquilo (não preciso estudar, ou seja, essa matéria não vai aparecer no plano de estudo)

 Pensa com carinho nesta parte, para ter certeza que não perderá assuntos importantes.

 

Plano Estudos Programação Vestibular Enem

 

Se você estiver escolhido o foco ENEM, também é importante direcionar se a sua universidade de preferência utiliza o sistema de pesos, que determinam valores diferentes para cada área de conhecimento do exame. E se este for o seu caso, iremos direcionar de acordo com três possíveis áreas de conhecimento: saúde, exatas ou humanas.

Nas opções Geral e Medicina, também é possível direcionar de acordo com a área do conhecimento; mas, especialmente na opção Medicina, a área SAÚDE já estará automaticamente selecionada.

No final, respira e nos informe quanto tempo por dia você pretende estudar e quais dias da semana. Assim organizaremos um horário de estudo que se encaixa na sua rotina e mão na massa… Mas, antes vou te passar mais duas informações importantíssimas para você virar um especialista no plano de estudos do Explicaê.

 

Plano Estudos Enem Horários

Preste atenção, você pode criar vários horários intermitentes e inclusive um horário específico para cada dia da semana!

 

PLANO DE ESTUDOS PRONTO !

 

 UFA! Respondeu tudo? Agora é só admirar seu recém lançado plano de estudos e seguir as nossas dicas. Você vai observar as seguintes indicações no plano:

  • Ele vai ser dividido de acordo com as semanas e os dias;
  • Estarão indicadas as videoaulas, os exercícios por nível de dificuldade, as apostilas e a organização de redações semanais que você precisa fazer;
  • Também estará informado quanto tempo você estudará de cada bloco da matéria, em cada aula e em cada exercício.

É incrivelmente bem detalhado e organizado para que tenha plena consciência de como está sendo organizado o seu estudo (sou suspeito em falar, mas sou realmente fascinado por esta ferramenta).

Plano Estudos ENEM

 

HORÁRIO DE ESTUDOS PRONTO!

 

Para te oferecer ainda mais suporte na sua organização rumo à aprovação (uma etapa tão importante na sua preparação), você também receberá um horário de estudos que é a sua cara, tudo super organizado, graças às respostas e dados levantados durante a preparação do seu plano de estudos, por isso é importante não deixar nenhum detalhe em branco, se deixou, volte uma casinha!

Mas prezamos também pela sua liberdade em montar um horário que se adeque especificamente ao que acredita ser o melhor para você; além disso, estaremos sempre te lembrando sobre as aulas ao vivo e simulados, podendo inserir essas atividades na sua agenda pessoal para controlar melhor a sua organização e seu tempo.

Horário Estudos Enem Vestibulares

Então é isso, meus queridos e queridas. São muitos detalhes nesse super cronograma de estudos, mas se chegou até aqui só demonstra o seu comprometimento em querer o melhor para você. Nós do Explicaê valorizamos muito isso e pode contar conosco em todos os momentos, você já mora no nosso coração!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post