Era só ilusão. Como não se tornar um procrastinador Ilusionista!

Amadas e amados, tudo certo por aí? Talvez, nesta altura do campeonato, você já está a par de cada membro dos procrastinadores anônimos né? (Será? Hahah). Mas caso ainda precise voltar uma casinha, leia “Entre os males o pior? Então bem-vindo ao Clube dos Procrastinadores”. 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Para você que já está por dentro, tem gostado e colocado em prática as táticas dessa série de conteúdos sobre como não se tornar um membro do Clube dos Procrastinadores Anônimos? Mas se você se identifica apenas com a pessoa que é Ilusionista e estava só esperando por este conteúdo, aqui vamos nós!

Garota Procrastinando

Ilusionista, o que sempre começa, mas nunca termina. Sente aquele incômodo de se manter concentrado estudando e, portanto, prefere tirar 50 pausas em uma hora (Se você consegue estudar assim, olha, tá de parabéns viu, hahah). E por este motivo, a grande maioria perde um tempo e não aprende nada, precisando rever, rever e rever eternamente o mesmo conteúdo.

Para este procrastinador é desafiador respeitar o processo sem desistir no meio do caminho. E para ajudá-lo, aqui vai mais uma tática supimpa (Alguém fala supimpa ainda? HAHAHA, para não dispersarem, segundo o dicionário Google, supimpa significa excelente! 😉 rsrs)

Tática Don’t Stop

Esta tática é bem simples, se iguala um pouco da tática Just Start, que colocamos no texto “Como não se tornar um Procrastinador Checklist”. Don’t stop, ou na melhor das línguas, “Não Pare”. A ideia é você criar mecanismos que te remeterão a não parar os seus estudos, seria no caso um lembrete, seja através de post-it, ou um wallpaper, ou quem sabe uma pintura no teto do seu quarto, assim como Michelangelo fez na Capela Sistina, depende do seu nível de criatividade, ahahah (Mas óh, não vai demorar 4 anos em, é só pra escrever Don’t Stop, poucos minutos já serão suficientes haahah).

PATO ESCREVENDO AMIGOS ESTUDANTES

Este lembrete significa que quando você iniciar uma atividade, você não poderá parar no meio do caminho. Ou seja, se você define que precisa completar uma hora de estudos, mais cinco exercícios, é isso que você cumprirá. Desta forma enfrentará o seu maior desafio que é evitar a retirada de infinitas pausas que te fazem se perder nos estudos.

Parece bobeira, mas vai por mim, não é. Nosso cérebro tem essas manias de se deixar guiar por estímulos externos, e estes lembretes cumprem exatamente este papel. Partiu colocar Don’t Stop em todos os lugares e se manter focado.

Tática do processo

Definir um processo é essencial para manter o seu foco e saber exatamente o que você precisa fazer. Aqui no Explicâe temos o plano de estudos, que praticamente montamos este processo para você. De que forma? Recolhemos todas as suas informações de horários livres, maior dificuldade, tempo que falta para os vestibulares que você quer passar, entre outros assuntos, e após isso montamos o cronograma que você precisará seguir. Leia “O Plano de Estudos para Gabaritar no Enem”, para entender melhor como funciona.

ESTUDANTE MARCADOR VERDE DESENHO

E esta é exatamente a ideia que quero passar aqui, faça um levantamento do tempo que você tem, defina um cronograma, priorize as matérias mais importantes de acordo com seu nível de dificuldade e siga em frente. Mas neste ponto tem algo essencial que precisamos reforçar e que não é uma tática, mas um conselho que você realmente precisa levar para a sua vida. (É, isso foi meio tiozão, mas foi necessário, rsrs).

RESPEITE O PROCESSO!

De nada adianta montar um super plano de estudos com tudo bem organizado se não o cumprir. Fazendo isso, você estará apenas gastando seu tempo e não é isso que queremos aqui, já falamos várias vezes que você pode contar com a gente para tudo (afinal, você é nosso amorzinho, S2 rsrs), mas a peça fundamental para o seu sucesso é VOCÊ, por mais que a gente ajude, você precisa fazer a sua parte. Sabemos que já entendeu isso, então vamos lá! Nós estamos sempre na torcida!

Garota Procrastinando Computador

Ah, mais uma coisa! Seria muito interessante também você dar uma olhada na tática da Rotina Matinal, que propomos no texto “Como não se tornar um procrastinador Sensitivo”, pode ser um incremento para o processo que definiu (Dá uma lida, um Up nunca é demais né?!).

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

É isso colega, experimente as táticas e tenha bastante sucesso. Esperamos você no clube dos Gabaritados, realizando o seu sonho de cursar a faculdade que deseja em uma das melhores universidades do país! Bora gabaritar, amores!!! S2

Compartilhe esse post