THIS IS SPARTA! Uma Timeline Sobre as Guerras no Enem

Não importa qual seja a época da História, o ser humano sempre vivenciou momentos de guerras. Sempre haverá um conflito armado acontecendo em algum lugar do planeta por motivos diversos ou interesses entre dois ou mais grupos. Sendo elas capazes de mudar as estruturas econômicas, políticas, sociais e culturais de um país ou do mundo. Contudo, geralmente é possível identificar uma causa principal.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Na Pré-história se disputavam nas guerras áreas de caça, pesca e coletas, fogo e fêmeas. Com a descoberta da agricultura as disputas passaram a ser por terras e escravos (mão-de-obra).

Já na Antiguidade com a formação das grandes civilizações, os conflitos bélicos se acentuaram, os exércitos se profissionalizaram e as disputas passaram a ser por tronos, religião, centros comerciais ou simplesmente para ter a hegemonia em áreas específicas, como: minas, água e terras férteis.

Durante a Idade Média, as armas se tornaram mais letais, nessa fase merecem destaque as guerras religiosas (a expansão islâmica no século VII e as Cruzadas entre os séculos XI e XIII) e a Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra. Dentro desse contexto, vale lembrar também que foi no século IX que surgiram as armas de fogo.

No decorrer da Idade Moderna, as Guerras Civis ganharam força na Europa (Revolução Inglesa).  No Brasil Colonial, as Guerras Nativistas e as Separatistas merecem destaque. Assim como, a guerra pela Independência dos Estados Unidos da América.

Com a ocorrência da Revolução Francesa, fato histórico responsável pela transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea, houve uma  mudança considerável no comportamento dos países, das pessoas e das ações dos exércitos nas guerras. Nos séculos XVIII e XIX as guerras pelas independências na América ganharam força tirando das grandes potências ibéricas e da Inglaterra o domínio sobre o continente. Já no Brasil, merecem destaque os conflitos regenciais, muito abordados nas provas do ENEM, e na América do Sul, a Guerra do Paraguai. Nesse mesmo período a África e a Ásia eram invadidas pelas grandes potências da Europa, pelos Estados Unidos e pelo Japão, em busca de matéria prima, mão-de-obra barata e um amplo mercado consumidor. Essas ocupações (África e Ásia) acabaram provocando no século XX a Primeira Guerra Mundial que tirou a hegemonia mundial da Europa passando para os Estados Unidos. Na Rússia, estourou uma revolução socialista em 1917, onde milhões de pessoas tombaram. Também merecem destaque os líderes mundiais que visavam dominar o mundo, tais como, Napoleão Bonaparte nas Guerras Napoleônicas, Stalin na Revolução Russa e  Mussolini e Hitler na Segunda Guerra Mundial, guerra essa que chegou ao fim em 1945 com a violência das bombas atômicas que deixou milhões de mortos e feridos no Japão, como consequências desse conflito, podemos destacar a criação da ONU, que tem como função principal preservar a paz mundial, a criação do Estado de Israel, que acabou provocando as Guerras Árabes-Israelenses que duram até hoje, e principalmente a Guerra Fria onde os EUA e a URSS disputaram a hegemonia mundial e acabaram provocando conflitos históricos, como: Guerra da Coreia, Revolução Cubana e Guerra do Vietnã, além disso as Guerra Irã-Iraque, Malvinas, Líbano, Golfo, Chechênia e tantas outras que marcaram o fim do século XX .

Sendo assim, as guerras ganharam outra conotação no inicio do século XXI porque as armas de precisão, químicas, biológicas e nucleares, se desenvolveram com tamanha intensidade  que passaram a ser uma ameaça ao mundo atual.

Então galera, se liguem aí, questões sobre GUERRAS e REVOLUÇÕES são bastante recorrentes nas provas do ENEM, assim como nos vestibulares tradicionais de todo o Brasil. Na próxima publicação.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post