Tem certeza que você quer Medicina?

Oi, gente, eu sou jornalista, sabe?! Desde a minha época Medicina era o curso mais concorrido em todas as universidades do Brasil. E depois de passar um período fora do país, percebi que essa é uma característica quase que exclusiva dos estudantes por aqui.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.

Quero ser aluno premium

Lá fora, as pessoas de forma geral, vão sempre procurando profissões que tenham a ver com suas próprias habilidades. Inclusive têm até uma postagem aqui no blog que vai facilitar a sua escolha correta.

 

passando página interrogação

 

Medicina é uma área fascinante. A gente bem sabe disso! O médico tem, a todo instante, a oportunidade de lidar com a vida.

 

Ele ainda pode escolher tratar apenas de crianças ou de idosos, apenas de mulheres ou de homens, pode operar ou clinicar, pode ser pesquisador e docente ou pode fazer tudo isso ao mesmo tempo também.

 

Além disso é, teoricamente, uma das profissões mais bem pagas do país.

 

Por isso é bem fácil entender porque a Medicina é a área mais concorrida para ingressar nas principais universidades do país. Mas muito jovens estão escolhendo a Medicina sem a devida base.

 

E o resultado, muitas vezes, é a de milhões de profissionais frustrados, exercendo infelizes a profissão.

 

Então abaixo você terá uma listinha que pode te ajudar a responder a pergunta que eu fiz no título: tem certeza que você quer Medicina?

 

  • O sonho dos seus pais não é o seu sonho

 

Não abrace os sonhos dos seus pais como se fossem seus pelo simples fato de não querer desapontá-los. A escolha da profissão é algo que requer maturidade.

 

E uma grande característica das pessoas maduras é a habilidade/ facilidade em dizer não sem agredir ninguém. Peça para seus pais respeitarem o seu espaço e as suas escolhas.

 

  • Decisão pela carreira realizada precocemente

 

A idade que a escolha da sua carreira foi feita não te torna mais inteligente. Estimule a sua busca por conhecimento, pelo autoconhecimento (a meditação pode te ajudar nesse processo, leia aqui um blog sobre isso), pelas informações da profissão, para que a decisão seja feita em um momento oportuno.

 

desenho quantos anos

 

 

  • Todo mundo fala que você leva jeito

 

Isso acontece muito. E quando você está indeciso, acaba a se deixar convencer por comentários diversos, porque não faz ideia de qual carreira seguir e porque, assim, o processo fica mais fácil.

 

Se você não pesquisar e se informar, se não for ativo na escolha da carreira, vai se deixar contaminar por comentários imprudentes e precipitados.

 

  • Tem ótimas notas na escola e os professores acham que este seria o caminho correto a seguir

 

desenho contas desespero

 

Ser um ótimo aluno não o habilita exclusivamente a concorrer a uma vaga para Medicina. Boas notas não devem ser usadas como principal critério para a definição de uma carreira.

 

Se fosse assim, estudantes excepcionais seriam encontrados apenas no curso de Medicina, o que não é verdade. Isso acontece ao contrário também: nem notas não tão boas assim devem te desmotivar a tentar ser médico.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

Mas lembre-se que existem diversos outros pontos que devem ser analisados ao longo do seu planejamento: afinidade pela área, vontade de lidar com vidas e assumir responsabilidades, disposição para estudar (e continuar sempre estudando!), longas e pesadas cargas de trabalho, trabalhos no regime de plantões (possivelmente à noite e durante finais de semana), capacidade de se organizar…

 

  • A escola que te induz a escolher Medicina para chamar atenção

 

ovelhas andando fila

 

As escolas normalmente fazem isso para fortalecer a marca. Então, saiba reconhecer e diferenciar aqueles que te induzem a escolher a Medicina, daqueles que buscam te aconselhar e guiar na procura pela carreira ideal para você.

 

Esses estudantes com grande potencial de aprovação talvez representem a população com maior risco de serem induzidos e de se deixarem levar por opiniões de terceiros.

 

Lembre-se, se você não for ativo durante o processo e extremamente cuidadoso, suas habilidades o levarão a lugares que não combinam com o seu perfil. Quando você é passivo demais, as consequências são arrependimentos e frustrações.

 

  • Escolha baseada apenas em status e no retorno financeiro

 

A gente bem sabe que o salário médio do médico é um dos maiores quando se leva em conta a maioria das profissões no Brasil, mas lembre-se que isso vem mudando com a abertura de muitos novos cursos de Medicina, principalmente particulares.

 

E por conta de serem particulares e com mensalidades altíssimas, muitos alunos financiam o curso e se formam com dívidas altas. E com a quantidade de novos médicos no mercado de trabalho, existe uma redução da oferta de empregos.ambulancia correndo passando

Agora me responda novamente aqui nos comentários: em que você é bom? O que você gosta de fazer? Isso você só consegue descobrir sozinho.

 

A vida é sua, na hora de decidir qualquer coisa, faça sozinho. Mas o mais importante: tenha foco, organização e disciplina. Acredite em você e nos seus sonhos. Se você não acreditar, quem irá?

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Beijos,

 

Flávia

Compartilhe esse post