CONFIRA O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A FUVEST

Hey, vestibulando (a)! Está procurando informações sobre a FUVEST? Então você está no lugar certo!

Seja muito bem vindo(a) a mais um blog do Explicaê! Dessa vez vamos contar tu-di-nho sobre um dos mais importantes vestibulares desse Brasil, sim, a tão conhecida FUVEST! Chega mais e bora lá!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso as provas e gabaritos de vestibulares de todo o Brasil.

Quero ser aluno premium

A Fundação Universitária para o Vestibular ou simplesmente FUVEST é a fundação responsável pela realização dos processos seletivos de admissão dos estudantes na Universidade de São Paulo – USP! No entanto, não é o meio exclusivo de ingresso nessa universidade, uma vez que a USP também adota o Sistema de Seleção Unificada (SISU), que é realizado com base nas notas do ENEM.

Resumindo: Se você deseja estudar na USP, você pode ingressar por meio da FUVEST ou do SISU, sendo que, neste último caso, você precisará realizar a prova do ENEM!

O vestibular da FUVEST é o segundo maior vestibular do país! E claro, isso tem um motivo importante: a USP atualmente ocupa  a 105ª posição de melhor universidade do mundo, além de ser a mais bem classificada da Ibero-América, de acordo com dados divulgados pelo próprio site da USP em 2021. Uma colocação dessas não é pouca coisa, hein?!

Assim como outros vestibulares, a prova da FUVEST é dividida em duas fases. A primeira fase consiste em uma prova de múltipla escolha (questões objetivas) sobre conhecimentos gerais (Matemática – Português – Biologia – Física – História – Inglês – Interdisciplinares). A prova possui uma duração de cinco horas para sua realização.

Apenas os candidatos que estiverem acima da nota de corte poderão ir à próxima fase.

Uma vez aprovado(a) na primeira fase, o candidato(a) está apto a realizar a segunda fase, que funciona de uma forma um pouco diferente: O primeiro dia da segunda fase consiste em uma prova com 10 questões de português e uma redação dissertativa-argumentativa. No segundo dia da segunda fase, o candidato responderá 12 questões relacionadas a duas a quatro disciplinas que são escolhidas de acordo com o curso que o(a) candidato(a) pretende cursar. Nos dois dias, as provas são dissertativas.

Ao final de todas as etapas, você obterá três notas que serão consideradas na sua classificação final.

No entanto, se você deseja realizar os cursos de música, artes visuais ou artes cênicas, saiba que você precisará realizar uma prova de conhecimentos específicos dessas áreas, sendo necessário obter no mínimo 50 pontos nesta avaliação.

As inscrições para o próximo processo seletivo estão abertas até o dia 01/10/2021! Então já anota aí essa data  pra não esquecer de fazer sua inscrição. As inscrições são realizadas somente através do site da FUVEST.

As provas podem ser realizadas por estudantes que já concluíram o ensino médio e também por aqueles que ainda estão cursando. No entanto, se você ainda não vai ter finalizado o ensino médio até a data da matrícula, caso você seja aprovado, você participará da avaliação apenas como treineiro.

*Confira no site as datas referentes às aplicações das provas de habilidades específicas de música, artes cênicas e artes visuais.

As vagas da USP possuem reservas de vagas por cotas, divididas do seguinte modo:

  • Ampla concorrência: vagas para todos os candidatos, sem exigência de nenhum pré-requisito;
  • EP (Escola Pública): vagas para os candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
  • PPI (Pretos, Pardos e Indígenas): vagas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

E como fica a aplicação da prova durante a pandemia de COVID-19?

Na edição anterior, a prova ocorreu durante a pandemia, mediante a adoção de protocolos sanitários de biossegurança. As medidas adotadas incluíram a disponibilização de álcool-gel 70%, distanciamento social de 1,5 metros e redução da ocupação das salas de aplicação da prova para 50% da capacidade dessas.

Para essa edição, também serão adotados protocolos de biossegurança, com a finalidade de redução dos riscos de contaminação pelo coronavírus. Esses protocolos serão divulgados no site da FUVEST alguns dias antes das datas das provas de 1ª e 2ª Fase.

 

Sobre as leituras obrigatórias da FUVEST:

A FUVEST divulga anualmente uma lista com algumas leituras essenciais para a realização das  provas. Aqui está a lista de leituras obrigatórias da FUVEST 2022:

  • Poemas Escolhidos – Gregório de Matos;
  • Quincas Borba – Machado de Assis;
  • Alguma Poesia – Carlos Drummond de Andrade;
  • Angústia– Graciliano Ramos;
  • Mensagem – Fernando Pessoa;
  • Terra Sonâmbula – Mia Couto;
  • Campo Geral – Guimarães Rosa;
  • Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles;
  • Nove Noites – Bernardo Carvalho.

Ahh, diz aí se a gente não faz tudo por você!

Bem, aqui encerramos mais um blog, mas voltaremos em breve com mais conteúdos e dicas para você se sair muito bem nos vestibulares. Não se esqueça de nos acompanhar nas nossas outras redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações.

Quero ser aluno premium

Aguardo você no próximo blog sobre os conteúdos mais importantes para os seus estudos e sua preparação para os vestibulares!

Compartilhe esse post