Como não se tornar um Procrastinador Sensitivo

Olá queridos e queridas, como estão se sentindo ultimamente? Por acaso você já esperou o momento perfeito para fazer qualquer coisa, inclusive estudar? Hum, quem nunca né (hahaha), e por isso hoje vamos falar sobre isto, mais especificamente sobre uma pessoa do Clube dos Procrastinadores Anônimos, é o ser do feeling, colecionador de pedras preciosas, leitor de horóscopos diários, o que sente tudo (ou nada), espera a hora que nunca chega, o não tão incrível, Sensitivo.

Tuts, Tuts, Tuts… De incenso em incenso vai deixando os estudos de lado, quando vê, já ficou enrolado. E o que sobra? Apenas a inscrição dos próximos vestibulares. E laiá, laiá, lêê. (Era para ser uma música, não deu! sorry, haaha).

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O procrastinador Sensitivo, como já disse, é aquele que por esperar tanto a hora perfeita perde tempos preciosos de estudos. Seu grande desafio é se organizar e criar metas que o façam tanto começar, quanto continuar o estudo, independente do que aconteça ou sente. (O chinelo que arrebentou não é um sinal do além para parar, acredite, por incrível que pareça, hahaha).

E, portanto, dando continuidade as nossas táticas arrebatadoras, quero apresentar as principais estratégias para que você não se torne um Procrastinador Sensitivo.

Tática pense menos e respire

Um dos grandes problemas da pessoa sensitiva é o fato de que ela está muito presa dentro de si mesma, ao ponto de despertar sentimentos ilusórios sobre o mundo ao seu redor. Isso acaba causando nela muita ansiedade, e para se livrar disto ela procura meios de externar ou colocar a culpa dos seus sentimentos em fatores que estão fora de sua mente.

Isso até a alivia, porém esse tipo de pessoa começa a se sentir presa nessas superstições e tudo começa a se basear nos seus sentimentos, entrando num mundo que parece zen (mas na verdade nem é), onde qualquer coisa que a tire deste alívio é motivo para deixar de lado, inclusive os estudos.

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Portanto, é importante que você, ao se deparar com o comportamento do Sensitivo, pare de pensar sobre o assunto ou superstição que veio até sua mente. (AHHH, mas como vou fazer isso?). Simples, respirando! A respiração é uma forte aliada para modificarmos nosso estado mental, jogue sua concentração nela e todo o resto vai aliviando aos poucos.

Segue um ótimo exercício rápido para te ajudar:

Pare, respire fundo por três vezes inspirando pelo nariz e expirando pela boca, feito isso, você irá fazer um ciclo de respiração apenas pelo nariz, da seguinte forma: Com o polegar direito você irá tampar a narina direita e inspirar apenas pela esquerda, depois você tampa a narina esquerda com o mindinho e expira pela narina direita (se for canhoto é só inverter colega, rsrs), repita isso por três vezes (ou até você se sentir melhor) e bola pra frente!

Desta forma, você conseguirá amenizar o peso de sentimentos desnecessários, aperfeiçoará sua concentração e estará pronto para começar seus estudos. Experimente! Ah, e se você quer ler mais um pouco sobre ansiedade e respiração, dê uma lida no artigo “Respire, o vestibular chegou! ”.

Tática Rotina Matinal

Esta é sem dúvida a melhor estratégia para um indivíduo sensitivo, pois criar uma rotina matinal é o mesmo que criar a hora perfeita para começar os seus estudos. Ou seja, se o sensitivo sofre em esperar a hora perfeita para tudo, aqui é ele quem cria (showww, arrasou… falou tudo! Haaha).

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Então meus amores, vamos explicar melhor. Como o próprio nome diz, você deverá estabelecer uma rotina matinal. Vô aqui o exemplo:

Lembram-se do Geriverson? Então, Geriverson conseguiu superar sua procrastinação através do plano de Estudos do Explicâe, mas para colocar o plano em prática ele decidiu seguir a tática da rotina matinal, pois percebeu que durante a manhã ele se sentia um pouco desanimado em começar seus estudos. Então seguindo a ideia da rotina matinal, ele definiu a seguinte rotina:

  • Acordar às 7h30
  • Tomar banho
  • Meditar 5 min
  • Tomar café
  • Escovar os dentes
  • Estudar até às 10h
  • Se conectar com o mundo tirando o celular do modo avião.

Pronto colega, acabei de te entregar a tática da rotina matinal, que nada mais é do que definir os seus primeiros afazeres diários. O simples sentimento de terminar a sua rotina matinal é de que agora você já está preparado para começar qualquer atividade. A ideia é despertar o seu subconsciente não mais para a hora perfeita, mas para o dia perfeito que você mesmo criou, tendo o controle sobre o que realizará.

É super recomendado que você também crie um plano de estudos, e cumpra as metas deste plano, aqui no Explicâe nós podemos te ajudar com a definição com isso, leia “O Plano de Estudos para Gabaritar no Enem”, e entenda como funciona. Ah, e para complementar sua produtividade de estudo, também recomendamos você a dar um pulo no texto “Como não se tornar um Procrastinador Auxiliar de Checklist” e dar uma olhada na tática Just Start. (Você vai voar meu amor! Hahah)

Chegou a hora de você ter o máximo de controle possível sobre os seus afazeres, deixe os astros e superstições para outros assuntos, pois estudo é apenas estudo independente do que aconteça. Bora para o Clube dos Gabaritados!!!

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