Fala, my queride! Me diz aí, Artes cai no Enem?? 

 

Hummm. Fica esperte, pois sempre cai assuntos relacionados. Então, se ligue neste blog para entender tudo o que você precisa.

 

Mas, vamos falar sério! Difícil não gostar de artes né? Estamos rodeadas dela, seja na pintura, na música, no teatro ou qualquer outra expressão artística.

 

Por seus encantos, torna a humanidade mais bela e misteriosa, por isso mesmo tem grande papel sobre a estética dos diversos momentos históricos. 

 

Uma matéria importante para a compreensão da evolução de nossa história. Então, bora viajar um pouco mais sobre ela? 😉

 

O que é Arte?

o que é arte?

E aí, como você definiria a Arte?

 

Artes, vem do latim “Ars”, que significa técnica ou habilidade. Podemos definir que tal técnica esteja no dom de criar ou simplesmente registrar algo.

 

Por este motivo, podemos dizer que ela possui uma função social de expor as características históricas da sociedade. 

 

Arte pode ser uma maneira do ser humano expressar seus sentimentos ou sua experiência com a realidade, de modo que traga um significado sobre o que está sendo produzido.

 

Além de estar intimamente ligada ao sentimento humano, ela também possui um caráter estético.

 

 Mas na verdade, arte não tem uma definição exata, se tornando um assunto conflitante até os dias atuais. 

 

Por exemplo, para Aristóteles, arte era a imitação da realidade. Porém, ao longo do tempo este conceito foi questionado, pois a arte também teria mais ligação com criar algo novo.

 

A importância da Arte para a sociedade

importância da arte sociedade

A arte é a etapa mais complexa da produção simbólica do homem. Com suas esculturas revelam a capacidade humana de dar significado a um material bruto. Suas pinturas nos apresentam a capacidade de imitar cores, objetos, seres imaginários e muitos outros.

 

Vale ressaltar que as produções artísticas estão além de pinturas e esculturas, por isso, define-se onze tipos de artes diferentes:

  • Música
  • Dança
  • Pintura
  • Cinema
  • Escultura/Arquitetura
  • Teatro
  • Literatura
  • Fotografia
  • História em Quadrinhos
  • Vídeo-Arte
  • Arte Digital ou Multimídia

 

E neste leque de expressões artísticas, ela demonstra sua importância. Tanto para descrever a história da humanidade, quanto para expressar os sentimento mais abstratos dentro do ser humano.

 

 

Baixe Guia do Vestibulando

 

A Arte nos ensina, nos entretém, nos coloca em movimento e nos encantam. De maneira poética, é um refúgio que o ser humano encontra para tornar sua experiência terrestre mais interessante.

A história da Arte

história da arte

Como você já deve saber, os primeiros registros artísticos vem desde o período pré-histórico, como as pinturas rupestres, esculturas e construções megalíticas. 

 

Ao longo do tempo, essas produções artísticas se tornaram mais sofisticadas e se tornaram uma representação dos seus povos, sejam os mesopotâmicos, os egípcios, os fenícios etc.

 

Entre os estudiosos, as produções artísticas e intelectuais com maiores destaques na Antiguidade, foram das civilizações Grega e Romana, tendo suas artes como a base para o desenvolvimento da civilização ocidental.

 

Na Idade Média temos as artes góticas como grande destaque na Europa. Porém no mesmo período, no Oriente Médio e no Norte da África, a arte islâmica e bizantina mostram sua beleza.

 

No início da Modernidade, com o Renascimento, vale ressaltar o surgimento de figuras importantes, como Michelangelo, Leonardo Da Vinci, Ticiano, entre outros.

 

Enquanto no mesmo período, as artes produzidas pelos povos da América também ganharam atenção, como os incas e as civilizações mesoamericanas: os astecas e os maias, com suas arquiteturas, suas grandiosas construções e a ourivesaria.

 

No período da Revolução Industrial e Francesa (séc. XVII ao XIX), surgem movimentos artísticos importantes, como o barroco, o rococó, o romantismo, o neoclassicismo etc.

 

Depois do século XX, diversas escolas artísticas começam a criar um novo rumo na evolução das artes, entre elas o fauvismo, o expressionismo, o cubismo, o abstracionismo, o futurismo, o surrealismo etc.

 

Entenda melhor a cronologia histórica da Arte

 

  • Arte Pré-Histórica (antes de 3000 a.C.) – arte rupestre.
  • Arte Antiga (3000 a.C. até 1000 a.C) – a arte egípcia.
  • Arte Clássica (1000 a.C. a 300 d.C.) – arte grega e romana.
  • Arte Medieval (300 d.C a 1350) – arte gótica.
  • Arte Moderna (1350 a 1850) – arte neoclássica.
  • Arte Contemporânea (1850 até os dias atuais) – arte conceitual.

 

Assuntos que sempre caem em Artes no Enem

  • Tendências contemporâneas
  • As vanguardas artísticas
  • Cultura e arte Popular

 

 

Prontinho my friend! 

 

Ah, se você quiser, também pode dar uma olhada nos assuntos que mais caem no Enem de todas as áreas!

 

Agora que você está afiade sobre Artes, que tal um presentinho?? Cupom de desconto especial, VIMDOBLOG, para você utilizar na plataforma do Explicaê!

Experimente grátis

Vem estudar com a gente! 😉

Comentários