Atualizado em 15/06/2020

.

Ahhh o tempo. My preciousss!

 

Olá belinhes do meu coração. Não está fácil organizar o tempo de estudo online, não é mesmo??

estudando sem foco

Mas calma, os seus problemas acabaram hahhah. Euzinha aqui vou te dar uma mãozinha sobre a melhor forma para não perder mais tempo e se focar no Enem!


Então, liga as antenas e vem comigo!

 

Ao pensar em organizar o estudo online é uma tarefa e tanto, pois, neste caso, você é livre para estudar onde e quando quiser. E é aí que mora o perigo!

 

Portanto, a primeira estratégia para o Enem é:

 

Defina seu melhor horário de estudo

definir melhor horário

Aqui eu quero falar de produtividade, e  amore, vou jogar um clichezão: Conheça-te a ti mesmo! hahaha. Mas é real!

 

É que cada pessoa funciona de um jeito, tem gente que manda muito estudando para o Enem durante a manhã, outros já arrasam durante a noite.

 

Então é essencial você descobrir seu melhor horário e colocar este período no seu cronograma de estudos para ter um bom desempenho.

 

Uma dica, estude aqui os assuntos que mais caem no Enem, pois eles definem sua aprovação. Ah, o tempo? Pode ser em torno de 3 ou 4 horas, com alguns intervalos.

 

Ah, mas e aí? Como eu defino meus intervalos?

 

Conheça seu ritmo de estudo

ganhando ritmo

É isso mesmo queride. Agora, você precisa entender o seu ritmo de estudos para definir quanto tempo precisa para cada matéria. 

 

Existe diversas táticas que podem te ajudar, como estudar uma hora e descansar 20 minutos. Mas que tal você testar o melhor para você?

Começa a cronometrar quanto tempo de estudo você leva em cada matéria, tira um descanso e perceba o tempo que você consegue recarregar as energias.

 

Isso é super bacana, porque cada matéria pode gastar suas energias de forma diferente, de acordo com a sua intimidade com ela.

 

Por exemplo, se você manda bem em Linguagens, apesar de ter muita leitura, você pode acabar se desgastando menos do que em Ciências da Natureza. E isso também serve para Matemática e Ciências Humanas.


Assim, você vai voarrrr!! ahahha

 

Ah, mas olha, tem algo muito importante neste meio:

 

Evite a procrastinação e estude

procrastinando na rede

Quando eu falo evite, eu até estou sendo bonzinho, a verdade é: não procrastine, pela mor de GOD, please, please, nunca te pedi nada… Buaááá

 

Sim meus amores, a procrastinação pode ser um grande problema, principalmente quando você estuda em casa. Afinal, é um local aconchegante, quentinho e cheio de coisinhas gostosas na geladeira (hummm, nhac… nhac. haahah)

 

Então, é importante você criar estratégias para não procrastinar na hora dos estudos. Como deixar o smartphone no modo avião, simplesmente começar e definir metas.

 

Aqui é produtividade, baby!!! 

 

Monte um Cronograma de Estudos

 

estudando com cronograma 

Esse é óbvio né? Mas é bom reforçar hahaha

 

O cronograma de estudos vai te auxiliar quanto aos seus horários e matérias que você precisa estudar para o Enem. 

 

Ele será praticamente uma mãe para você, te alertando de tudin, tudin que deve fazer. 🙂

 

Levando em consideração seu melhor horário de estudo, procure definir suas prioridades. No melhor horário os assuntos mais difíceis e importantes, nos horários mais desanimados, procure resolver questões fáceis, assistir videoaulas, entre outros.

 

Defina sempre um momento para resolução de questões, sempre! Ouviu bem?

 

Você também pode variar seu cronograma, de acordo como vai avançando e na procura de dar a devida atenção para cada matéria. Afinal, todas as matérias do Enem são importantes.

 

E por último, mas never menos valioso:

Faça um Checklist

preenchendo o checklist

Checklist é uma ótima forma de ganhar tempo, pois checando tudo que precisa ser feito para estudar em casa, não rola aquele estressin do tipo: putz, deixei minha caneta na sala… eita não abri o conteúdo para conferir a aula… nossa… CADÊ O MEU CADERNO? HÁÁÁÁÁ.

 

Mas óh, não inventa, é algo bem simples viu, apenas uma pequena lista sobre o que você precisa, vê se os materiais estão ok, confere o cronograma e se jogaaaa! 

 

Monte também um checklist de estudo. E olha que fácil: só ir de acordo com o cronograma. Assim você vai ter certeza que estudou tudo que precisa sem ficar na neura.

  • Revisão – ok
  • Conteúdo – ok
  • Videoaula – ok
  • Exercícios – ok

 

Boa noite, beijin no ombro e bye, bye! 😉

 

Ah, se você é tecnológica como eu, tem app grátis para salvar sua e fazer checklist rápido e mara, como o Todoist. 😉

 

E aí, curtiu as dicas? Bacana né!

 

E se você ainda está procurando um cursinho online para estudar em casa, se joga no nosso Curso Online Grátis para o Enem e vem com a gente bb!

 

As aulas você assiste no nosso canal do Youtube, se inscreva e receba todas as atualizações. E para baixar o cronograma do curso é só clicar no botão aqui embaixo. 😉

baixar cronograma curso

Comentários