5 segredos do Enem que ninguém contou para você

Você conhece os segredos do Enem? Há uma série de “pulos do gato” que lhe ajudam a mandar bem nesse momento tão importante do estudante que sonha em entrar na universidade. Saber as manhas nos estudos e na preparação ajudarão você a chegar 100% no grande dia da prova.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

O Enem é muito importante! Por meio dele você pode conseguir ingressar em uma instituição federal e ter estudos de qualidade sem custos. Além disso, ele também possibilita bolsas em universidades particulares, sejam integrais ou parciais. Você não vai querer vacilar e mandar mal, não é mesmo?

Nós vamos lhe ajudar a chegar no Enem da melhor forma, pronto para realizar uma prova de primeira! Confira a seguir 5 segredos para mandar bem.

1. Estude por meio de um plano de estudos

São muitas matérias e, às vezes, você fica perdidinho? Isso é comum, porém você pode lidar com isso da melhor maneira possível: com um plano de estudos. Essa organização é uma grande aliada na hora de dividir as matérias da maneira ideal para que sua cabeça não exploda! Assim, você consegue sobreviver até o dia da prova. Beleza, né?

O plano de estudos dá foco total na programação a longo prazo, dividindo os assuntos em vários dias diferentes, separando por disciplinas. Ele estabelece metas para que o estudante consiga abordar tudo, ficando bem preparado para o dia da prova. Desse modo, nada passa em branco!

Nesse esquema o aluno também consegue ter um acompanhamento individual, caso seja feito por meio de sistemas educacionais online, que oferecem serviços personalizados de planos de estudos. Assim, o estudante é estimulado a se superar sempre, desenvolvendo melhor suas principais dificuldades em relação aos conteúdos.

2. Realize simulados de preparação

O Enem é uma prova extensa, com questões chatinhas e complicadas. Geralmente, os estudantes não têm tanto contato com um modelo assim durante a vida escolar, o que pode causar alguns problemas no dia da prova. Entretanto, é mole evitar isso! Os simulados, como o nome mesmo diz, colocam o aluno dentro de uma experiência prévia de como será o dia do exame.

Desse modo, ele não chega no momento crucial sem nunca ter realizado algum tipo de prova como aquela. O simulado é fundamental na preparação, pois ele é a reprodução fiel da experiência de realização do Enem, levando em conta o número de questões, grau de dificuldade, tempo de realização, modelo de prova e também a situação em que o estudante precisa de foco e concentração total.

Já está achando que vai ficar tenso no dia do Enem, né? Sai dessa! O simulado é uma das principais ferramentas de preparo que afastam essa expectativa e ansiedade em excesso. Treinando sempre por meio deles, o dia da prova será simples: basta chegar lá e mostrar o que você sabe! Com uma boa preparação não haverá motivos para se preocupar, ainda mais realizando simulados regularmente. Este é um dos principais segredos do Enem!

3. Use um portal de educação online

Que tal ter uma ajudinha valiosa na sua preparação para o Enem? Os portais de educação online são verdadeiras salvações de quem está perdidinho e não sabe como se preparar. Eles oferecem os melhores conteúdos relacionados às disciplinas, além das dicas e os já citados planos de estudos individualizados. Tudo isso por preços acessíveis! Você quer molezinha, @?

Nessas plataformas digitais o estudante consegue estudar onde quiser e a hora que puder, tendo acesso constante a conteúdos escritos, áudios e às tão valiosas videoaulas, que contam com explicações dos melhores professores. A interação também é um forte desse modelo, com a possibilidade de ter suas dúvidas esclarecidas, com dedicação extra em cima das dificuldades de cada estudante. Tudo isso para você mandar bem!

Essas plataformas também oferecem exercícios que caíram em edições anteriores do Enem e em outros vestibulares, para que os alunos possam resolvê-los e estarem treinados sob os modelos que eles encontrarão no dia do exame. As apostilas também são um dos tipos de materiais oferecidos para o estudo.

4. Foque na sua redação, pois ela é crucial

Mandar bem na redação deve ser uma das principais preocupações dos candidatos do exame. Ela é uma parte importantíssima da prova e requer muita dedicação no dia do Enem. Sendo assim, é fundamental chegar bem preparado para conseguir mandar bem. Para isso, é importante se atentar a alguns pontos.

O primeiro deles é em relação aos temas que podem ser cobrados. A banca do Enem costuma apresentar assuntos que foram pautas da sociedade durante o último ano ou recentemente. São sempre temas com grande apelo popular e é exigido que o estudante dê seu parecer acerca desse assunto, desenvolvendo um texto em que haja a apresentação de soluções para o problema.

É importante nunca ficar em cima do muro! Acompanhe os noticiários e fique atento a tudo o que está rolando. O estilo de texto cobrado é o dissertativo-argumentativo, ou seja, você precisará falar sobre o assunto, apresentar uma tese e oferecer argumentos plausíveis que defendam aquela ideia. Nada de papo furado, hein?

Treinar a escrita também é naturalmente importante. Você precisa estar 10/10 no dia da prova, com um português impecável, seguindo a norma culta da língua, já que essa é uma das exigências. O não cumprimento disso pode acarretar em uma nota ruim.

5. Divida bem estudos e lazer

No ano do Enem a dedicação precisa estar no máximo! O foco é nos estudos, mas também deve haver uma preocupação com a saúde mental e esse assunto é sério! Estar envolvido em um objetivo tão importante não pode ser motivo para que você exagere e fique alienado. É preciso descansar e se desligar um pouco dos estudos também. O fim de semana pode ser aproveitado com equilíbrio.

Dedique-se ao máximo de segunda a sexta e, no sábado e domingo, tire um tempinho para sair com o crush, ir no cinema com a galera, pegar uma praia, dar uma volta, assistir sua série favorita, jogar um videogame, enfim, tem muita coisa para fazer! Se você ficar focado 100% do seu tempo nos estudos não vai rolar!

Você precisa ter momentos de desafogo, em que o último pensamento seja o Enem. Mas, também é importante fazer isso com equilíbrio, adequando dentro do seu planejamento. Especialmente aos finais de semana, não deixe de se divertir!

Os segredos do Enem são feitos para serem desvendados e você fez isso por meio destes 5 itens que mostramos aqui. Você é sortudo! Utilize este post da melhor forma, seguindo as dicas e se preparando bem.

Gostou do conteúdo? Que tal conhecer melhor uma plataforma de estudos online eficiente e que vai atender suas demandas da melhor maneira? Entre em contato conosco e saiba mais sobre como trabalhamos!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Compartilhe esse post