Análise: Por que eu estudaria para o Enem Seriado?

O MEC resolveu modificar a prova de avaliação de desempenho Saeb e com isso criou o nono Enem Seriado. Veja motivos para se preparar!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Na segunda semana de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) resolveu esclarecer mais alguns detalhes sobre o novo Enem Seriado.

 

Mas muita calma nessa hora, galerinha! hahaha. Afinal, esse novo formato será válido apenas para quem irá cursar o primeiro ano em 2021.

 

Ou seja, para você que está estudando agora ou vai prestar o vestibular ano que vem, ainda fará a prova no formato tradicional do Enem.

 

No entanto, se você é ou conhece alguém do grupo que vai iniciar o 1º ano do ensino médio, a partir do ano que vem, é importante ficar de olho nas informações e repassar para os futuros jovens que sonham em passar numa boa faculdade! 

 

Então, bora entender como funciona?

 

O que é o Saeb?

O que é o Saeb?

Foi em meados de maio que o Ministério da Educação (MEC) resolveu pegar uma galera de surpresa, anunciando uma reforma no Saeb.

 

O Saeb nada mais é do que uma avaliação que o governo fazia para medir a qualidade da educação no Brasil. 

 

Essa avaliação era realizada por meio de uma prova de Português e Matemática, para o 2º, 5º e 9º ano do fundamental, além do 3º ano do ensino médio.

 

Através dessa avaliação, por exemplo, é possível o governo perceber em quais regiões seria necessário um investimento maior na educação.

 

Agora, com essa nova proposta, o Saeb passará a ser realizado desde o 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio.

 

Além disso, a prova deixará de ser apenas Português e Matemática, ampliando para todas as matérias do respectivo ano.

 

Aproveitando este novo formato de avaliação, o MEC resolveu utilizá-lo como Enem Seriado!

 

Como funcionará o Enem Seriado?

Como funcionará o Enem Seriado?

Para quem ainda não sabe, o vestibular seriado já existia há muito tempo. Além disso, ainda existem universidades que o aplicam provas nesse formato, como é o caso da Universidade Nacional de Brasília (UNB) e o da Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Mas enfim, o ponto interessante sobre o Enem seriado é que ele não exclui o Enem Tradicional. Ou seja, se olharmos bem, será mais uma oportunidade para os estudantes passarem na universidade.

 

Segundo as informações passadas pelo INEP, o Enem seriado utilizará a nota das três últimas provas que o aluno realizou, que serão os alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio.

 

Mas como será o formato da prova do Saeb, Explicaêrrr? haahha

 

Vai ser assim: 

  • Na prova do 1º ano, haverá todo o conteúdo apenas do 1º ano.
  • Já a prova do 2º ano, vai acumular o conteúdo das matérias estudadas no 1º e 2º ano.
  • Enquanto a prova do 3º ano, vai cobrar as matérias de todo o ensino médio.

 

O Saeb já vai valer a partir do ano que vem, sua prova será completamente digital, através de tablets distribuídos pelas secretarias da educação. 

 

Além disso, as escolas privadas também poderão optar pelo Saeb, pagando uma taxa de acordo com o número de alunos.

 

Ah, fique sabendo, também, que a avaliação poderá ser usada tanto para FIES quanto para o PROUNI.

Portanto, vale a pena ficar de olha nessa opção e analisar, não é mesmo, queride? Para te ajudar, vamos refletir mais um pouquinho! 😉

 

Por que fazer o Enem Seriado?

Por que fazer o Enem Seriado?

Primeiro porque, se você já quer passar de ano aprendendo alguma coisa, já é bom estudar, né filhe?! hahaha

 

E em segundo lugar, vale a pena você refletir que o esforço nos estudos em cada ano do ensino médio pode lhe garantir um notão e passar de cara numa boa universidade e deixar você ainda mais preparado para o Enem tradicional.

 

Principalmente para você que deseja estudar para passar em medicina ou nas melhores universidades de humanas e exatas, pois você já sabe que a concorrência é muito alta e talvez terá a necessidade de fazer o Enem tradicional mais vezes.

 

É preciso olhar para esse modelo como oportunidade, pois, querendo ou não, já está aí dando sua cara independente das críticas.

 

Sim, é válido que nós cidadãos observemos os resultados deste novo modelo.

 

Por exemplo, será que ele realmente cobrirá as falhas estruturais no nosso sistema educacional? 

 

O seu formato vai garantir resultados sérios baseados na ética e na transparência?

 

Os alunos das instituições privadas poderão sair na frente devido às falhas estruturais?

 

São questionamentos que precisaremos fazer na busca da democratização da educação de qualidade, para que todas as parcelas da sociedade sejam contempladas nos planos de desenvolvimento social do país.

 

Ademais, o Explicaê também está junto com todos vocês nesta nova jornada, oferecendo não apenas um ensino de qualidade, mas também acessível, para que todos possam conquistar seus sonhos.

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Se você está estudando sozinho em casa para se preparar para o Enem tradicional ou se você está no 1º ano do ensino médio e precisa daquela ajuda foda no conteúdo, vem com a gente!

Bora estudar, meu povoooo!!!

Compartilhe esse post