7 conselhos essenciais, após a nova data do Enem

Fala, my friend! Finalmente o Ministério da Educação (MEC), acabou com a ansiedade de muitos estudantes e anunciou a nova data para o Enem. A data do Enem foi definida, e agora você precisa se atentar a essa dicas para se adaptar ao novo cronograma e ganhar ritmo de estudo!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Diferente do que muitos pensaram, ele não acatou a data sugerida pelos estudantes, que tinham escolhido o mês de Maio.

 

O anúncio foi feito pelo secretário-executivo do MEC, Antonio Paulo Vogel, junto com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Alexandre Lopes.

 

Segundo a decisão, um dos motivos da escolha da nova data, é que por mais que maio tenha sido a principal escolha dos estudantes, juntando os alunos que escolheram dezembro ou janeiro, o percentual se tornaria maior.

 

Além disso, “Se a gente deixasse para maio do ano que vem, os ingressos seriam somente no segundo semestre do ano que vem”, ressaltou Vogel.

 

A escolha foi considerada técnica, e precisou ser articulada com universidades e estados. 

 

Veja como ficou definido o novo calendário:

Enem 2020

 

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
  • Resultados: a partir de 29 de março

 

 

Prontinho queride, agora que a data foi definida, quero que você preste bastante atenção em alguns conselhos básicos, para você já ir se preparando para a nova data!

 

Let’s go, babyyyy!!

1. Verifique sua inscrição no Enem

 

 

verifique inscrição

É isso mesmo, não custa nada dar uma olhada se está tudo ok, né? Além disso, você vai ter certeza sobre as mudanças escolhidas e se não aconteceu algum erro em relação a sua decisão.

 

2. Atualize seu Cronograma

 

 

atualizar cronograma

Agora que você já tem uma data definida, reveja seu cronograma de estudos e atualize ele para a nova data, colando tudo no seu devido lugar. Como o prolongamento dos estudos, revisões e simulados para realizar.

 

3. Adapte-se ao novo ritmo

 

 

adaptar novo ritmo

Sim, com a nova rotina do isolamento social e a indefinição da nova data, muitos estudantes estavam num ritmo duvidoso. Afinal, essa incerteza criou uma ansiedade em muita gente, não é mesmo?

 

Então, agora é o momento de você pegar o ritmo de verdade, o cronograma atualizado já vai ser um bom parâmetro para iniciar, mas será essencial que você se esforce para mandar a ver neste novo cenário.

assine newsletter

4. Janeiro não é mais férias

 

 

janeiro sem férias

É algo que parece óbvio, mas não é. Afinal, praticamente a grande maioria dos estudantes já estão super acostumados em tirarem férias no mês de Janeiro, por isso, é preciso que você já vai se preparando que este ano será diferente!

 

Segundo o calendário, janeiro é o mês da prova escrita bb, enquanto no finalzinho, inicia a digital. Ter isso em mente já é um bom começo! 😉

 

 

5. Comece a estudar de verdade

 

estude de verdade

Se até aqui você caminhou maiorromeno, porque estava até em dúvida se teria Enem este ano. Agora é o momento de você se jogar nos estudos. 

 

Inclusive, se o seu caso é de quem ainda nem começou, saiba que ainda dá tempo de garantir sua aprovação.

 

Se quer uma dica: Vem estudar com a gente, em nossa plataforma você encontra tudo que precisa para começar agora e mandar muito bem! (Use o cupom VIMDOBLOG e ganhe um desconto especial 😉 )

 

 

6. Tome cuidado com as confraternizações de fim de ano

 

cuidado confraternização

Isso mesmo, assim como quase ninguém está acostumado a estudar nas férias de Janeiro, nunca alguém precisou se preparar para o Enem, com as confraternizações de fim de ano no meio. E nessa época, costuma rolar confraternização o mês inteiro.

 

Claro que, também não sabemos como estará a realidade da pandemia, mas se tudo ocorrer bem, pelo menos aquela confraternização só com a família, pode ser uma boa.

 

Então aqui é dosar, não deixe de confraternizar. Mas que tal ser, realmente, apenas no dia do Natal e do Ano Novo, em?

 

 

7. Revise as matérias mais importantes

 

revise as matérias

Sim meu bem. Vamos lá, a sua rotina não estava um pouco complicada? E não tenha muitas dúvidas que isso também pode ter atrapalhado até a absorção dos conteúdos até aqui.

 

Mas, agora que você já vai ter um novo ritmo, é bom fazer aquela revisão nos conteúdos mais importantes do Enem, já vistos até aqui. 

 

Vai por mim, uma revisão num ritmo diferente, vai ser top pra você!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

E aí, gostou do conteúdo? Conta pra gente aqui nos comentários, o que achou da nova data do Enem. Se quiser, também pode deixar mais uma dica boa para a galera. 😉

 

Agora, bora colocar a mão na massa e voarrr!!

Atualizado em 22/11/2020.

Compartilhe esse post