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Oi, gente!!!! Espero que vocês estejam bem! Começamos a ampliar nosso conhecimento de mundo com repertórios diversificados, estudando por eixos temáticos. Hoje continuaremos falando sobre o eixo CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS, que engloba vários assuntos e temas. Vamos ou bora?

Bom, como já vimos, ao trabalhar com eixos temáticos, a gente se prepara para um conjunto de assuntos e temas do mesmo grupo e percebe, com isso, o que há de comum e como eles dialogam entre si para que ampliemos nosso repertório sociocultural de maneira mais estratégica, já que muito do que estudaremos em um assunto pode ser usado em outro, principalmente dentro do mesmo eixo.

Lembram o que significa cidadania? E Direitos Humanos? Se você não conhece esses conceitos, é volte no blog anterior e depois venha pra cá, bb.

Agora que já relembramos os conceitos fundamentais do eixo em análise, vamos falar sobre outros assuntos do eixo cidadania e Direitos Humanos e destacar o que é preciso para que vocês estejam prontos para arrasar na redação caso eles sejam os norteadores de futuras temáticas.

Saber a definição do assunto tratado, selecionar as causas para problematização do tema, pensar nas consequências, que ajudarão a fundamentar a argumentação, e ampliar o repertório sociocultural são os principais quesitos para fazer uma boa preparação para cada assunto estudado. Desse modo, vocês estarão prontos para desenvolver e defender bem o texto e a tese em qualquer tema!

 

Assunto 5 – Esporte

 

►Prática regular de uma atividade que requer exercício corporal e que obedece a de-terminadas regras, para lazer, para desenvolvimento físico ou para demonstrar agilidade, destreza ou força (ex.: esporte escolarfazer esportepraticar esporte). Disponível em: https://dicionario.priberam.org/esporte.

Se o ESPORTE é algo tão importante na vida de um indivíduo, por que ele não é acessível a todos?

Causas?

▪ Falta de informação sobre a importância dessa prática

 ▪ Falta de valorização do esporte e da disciplina educação física

▪ Falta de projetos sociais e de políticas públicas

▪ Falta de acesso devido ao custo

▪ Falta de cumprimento da lei

 

Consequências?

▪ Aumento da violência

▪ Desigualdade

▪ Exclusão

▪ Invisibilidade

 

AUTORIA + REPERTÓRIO

► Artigo 6º – Direitos sociais

►Origem dos jogos Olímpicos

►Exemplos de domínio público – Instituto Reação – Rafaela Silva

►Habitus – Pierre Bourdieu

 

Assunto 6 – Indígenas

►Quem ou aquele que é natural da região em que habita. = ABORÍGINE, AUTÓCTONE, 

NATIVO. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/ind%C3%ADgena.

 

 Por que os indígenas enfrentam tantos desafios no Brasil?

Causas?

▪ Falta representatividade

▪ Expansão do Agronegócio

▪ Índio visto como figura alegórica – falta de informação

▪ Demarcações paralisadas – Leis no papel

 

Consequências?

▪ Invisibilidade

▪ Conflitos

▪ Exclusão

▪ Preconceito

▪ Mortes

 

 AUTORIA + REPERTÓRIO

►Colonização – Escambo

► Geração indianista – Estigma do índio idealizado

► Estatuto do Índio (1973) x Constituição 1988

►Que País É Este? (Renato Russo)

►A carta de CAMINHA

 

Assunto 7 – Cultura

Cultura é um termo bastante explorado pela Antropologia, ciência que surgiu na mesma época em que a Sociologia e visa a analisar as sociedades humanas a partir de sua produção cultural, indo das mais elementares formas de organização social até as mais complexas.

O sentido de cultura é amplo. O que nos interessa aqui é saber que a cultura corresponde a um conjunto de hábitoscrenças e conhecimentos de um povo ou um determinado grupo artístico (literário, dramatúrgico, musical, derivado das artes plásticas etc.) que cultiva, de algum modo, um padrão estético semelhante. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/cultura.

 

Causas?

▪ Falta de informação

▪ Falta de reconhecimento e de valorização

▪ Falta de acesso ao objeto cultural

▪ Falta de cumprimento da Lei/ perda da garantia dos direitos do cidadão.

 

Consequências?

▪ Marginalização dos indivíduos que não têm seus direitos garantidos – Invisibilidade

▪ Preconceito

▪ Violência

▪ Exclusão

▪ Perda da identidade

 

 AUTORIA + REPERTÓRIO

► Art. 6º da Constituição Federal de 88

► Um país não muda pela sua economia, sua política e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura – Betinho

► Exemplos de domínio público – Incêndios – Museu da Língua Portuguesa – 2015 / Museu Nacional – 2018

Música e Trabalho: Comida (Titãs)

 

Assunto 8– Idosos

► Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O mesmo entendimento está presente na Política Nacional do Idoso (instituída pela lei federal 8.842), de 1994, e no Estatuto do Idoso (lei 10.741), de 2003. A primeira tem como objetivo assegurar os direitos sociais do idoso, entre eles à saúde, ao trabalho, à assistência social, à educação, à cultura, ao esporte, à habitação e aos meios de transportes, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A segunda vem regular todos esses direitos, concedendo a quem tem 60 anos ou mais, por exemplo, atendimento preferencial em estabelecimentos públicos e privados e prioridade na formulação e na execução de políticas sociais públicas específicas. Disponível: https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/reportagem/quem-e-a-pessoa-idosa.

Causas? Por que os idosos no Brasil enfrentam dificuldades?

▪ Falta de preparo e de informação para lidar com o assunto

▪ Visão de inutilidade do idoso – Aumento nos gastos de saúde

▪ Desrespeito ao Estatuto do Idoso

 

▪ Desvalorização no mercado de trabalho – Prazo de validade

▪ Falta de políticas para o cuidado do idoso no Brasil

 

Consequências?

▪ Invisibilidade

▪ Exclusão

▪ Sensação de não pertencimento

▪ Violência

▪ Problemas de saúde mental, social e física

 

 AUTORIA + REPERTÓRIO

► Retrato – Cecília Meireles

  Brasil X Japão

►  Um Senhor Estagiário – Filme

► Legislação – Constituição + Estatuto do Idoso

► Solidão dos Moribundos – Norbert Elias

 

É isso, gente! Espero que vocês tenham entendido tudo direitinho, tenham ampliado bastante o conhecimento de vocês e tenham aprendido como traçar estratégias eficientes para estudar redação e para fazer com que realmente nossos direitos e deveres saiam do papel, algo fundamental para todos nós! Ah, use o cupom VIMDOBLOG e ganhe 10% off em qualquer um dos planos dos Explicaê. Beijo grande e até a próxima!

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