Eixo temático de Redação: cidadania e os direitos humanos

Trago nesse pocket texto reflexões e informações pra você usar na sua redação da prova do Enem sobre cidadania e direitos humanos , então reserve 3 minutos do dia pra vir comigo.

 

 

Declaração Universal e a cidadania

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento internacional que reconhece a igualdade de todos os seres humanos e proclama os seus direitos inerentes. Declaração esta que foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em com o objetivo de proclamar e proteger os direitos fundamentais daqueles que a ela aderiram.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado.

Quero ser aluno premium

Esta Declaração Universal dos Direitos Humanos é um documento internacional que reconhece a igualdade de todos os seres humanos e proclama os seus direitos inerentes. A Declaração foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em com o objetivo de proclamar e proteger os direitos fundamentais daqueles que a ela aderiram.

 

Esse e outros textos pra sua redação do Enem aqui.

 

Direitos inerentes

Em suma, a declaração reconhece a existência de direitos naturais inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, religião, nacionalidade ou qualquer outra característica. Direitos estes que são considerados universais e inalienáveis, ou seja, não podem ser negados ou suspensos por qualquer autoridade.

 

Liberdade

Por isso que alguns dos direitos enumerados na Declaração são o direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal, à liberdade de expressão e de religião, e o direito à igualdade perante a lei.

Wow! guarde essa informação, você vai usar na sua redação de cidadania e direitos humanos.

 

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.

Quero ser aluno premium

 

Organização das Nações, cidadania e os direitos humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos tem sido um importante instrumento na luta pelos direitos civis e humanos em todo o mundo. Estes países que aderiram à Declaração são obrigados a assegurar que esses direitos sejam respeitados em suas leis e na prática.

 

Legal, né?! ficou curioso, leia sobre esse artigo focado pro Enem do revolução francesa aqui.

 

Convenção

Portanto, a declaração também inspirou outros documentos internacionais importantes sobre os direitos humanos, como a Convenção sobre Direitos Civis e Políticos do Conselho da Europa (1960) e o Pacto Internacional sobre Direitoss Civis Políticos e Econômicos e Sociais e Culturais da Organização das Nações e das Cooperação e do Desenvolvimentoo (1966).

 

Pois é, abraço e até a próxima. Foi muito bom compartilhar isso com você, meu querido aluno, ou my friends para os mais próximos, né?! Beijos de luz pra ti, tá?!

 

Capa com mãos erguidas e o título rincipais pontos e a origem dos direitos humanos.

Leia nosso artigo focado sobre a origem dos direitos humanos aqui.

 

Então, comigo nesse blog que falo sobre o movimento feminista, clique aqui e corra pro abraço.

Uhu! Vou ficar muito feliz se você comentar o que achou depois, tá bem? Por isso, Beijos de luz! Até a próxima! Show!

Compartilhe esse post