Seu guia completo de História

E aí, meu queride. Que tal se aventurar um pouco neste conteúdo e entender um pouco mais sobre história? Através da História conseguimos entender o passado e nos situar onde estamos na evolução humana, desde a antiguidade até os dias atuais!

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Neste guia, quero falar com você sobre os pontos principais para você entender a importância dessa matéria para nós, meros mortais!

 

 Além, é claro, sobre como a história surgiu, os principais eventos que causaram impactos em nossa sociedade e os assuntos que mais caem no Enem sobre a matéria!

 

Então, vem comigo e voaaa!!!

 

A importância da História para a sociedade

importância da história

Aqui, é só você pensar. O que seria da humanidade se não tivesse a mínima noção de suas origens, seus comportamentos e conhecimentos sobre o passado?

 

Simplesmente estaríamos todos perdidos. Portanto, a história se torna importante para registrar a nossa evolução como sociedade.

 

Através da investigação sobre os eventos históricos, podemos entender melhor o nosso presente e, inclusive, evitar que histórias danosas a humanidade, se repitam.

 

Por isso, vale ressaltar que a palavra história, origina-se do antigo termo grego, “histórie”, que significa “conhecimento através da investigação”.

 

Sua investigação, atrelada ao passado, procura analisar um lugar, uma época, um povo ou algum indivíduo específico.

 

E, através do conhecimento adquirido, possibilita que o homem se torne agente transformador da própria realidade!

 

Com isso, chegamos a famosa pergunta: 

 

O que é história?

o que é história

Só para resumir, história é a ciência responsável por investigar o passado da humanidade e seu processo de evolução.

 

Porém, alguns historiadores, como Marc Bloch, formula o conceito de que história é a ciência que estuda o homem e sua ação no tempo.

 

No fundo, não existe um conceito realmente definido. Mas de modo geral, a história busca analisar o passado de forma crítica, levando em consideração as narrações, registros e interpretações de informação.

Assim, o homem consegue se situar no espaço e tempo, além de compreender de forma mais racional a sua própria realidade.

 

Vale ressaltar que, o estudo realizado, não deve ser objeto de julgamento, mas apenas de análise crítica, utilizando fontes e métodos de análise.

 

Agora que você já sabe o que é história, se ligue só no próximo tema.

 

Como surgiu a história?

Como surgiu história

Segundo o historiador, Yuval Noah Harari, autor do best-seller, Sapiens – Uma breve história da humanidade, o processo histórico de nossa espécie acontece com o que ele chama de, Revolução Cognitiva.

 

Harari, supõe que este processo aconteceu por volta de 70 mil anos atrás, quando o homo sapiens conseguiu ampliar sua visão, passar e colher informações e se desenvolver como grupo social, dando início as suas diversas culturas.

 

Se você quiser entender melhor sobre o que é cultura e também sobre a diversidade que está atrelado a ela, vale a pena ler o blog, “As possíveis questões sobre diversidade cultural no Enem.

 

Porém, como meio de estudo, a história surge na Grécia Antiga, civilização que corresponde ao Período Homérico dos séculos XII a IX a.C., até a antiguidade em 600 d.C.

 

 Entre os precursores dessa ciência, está o historiador e geógrafo, Heródoto (485 a.C. – 425 a.C.), considerado, inclusive, como o pai da história.

 

Inclusive, ele não só é pioneiro no estuda da história, como também da antropologia e etnografia. É conhecido por diversos relatos sobre a Grécia, além dos fatos sobre a invasão da Grécia pelos persas, chamada de guerra médica.

 

Outro nome de destaque é o historiador, Tucídides (460 a.C. – 400 a. C.), por ser o primeiro historiador a realmente utilizar métodos de análise para reconstruir acontecimentos do passado.


Ele foi responsável por narrar a Guerra do Peloponeso. Tempos depois, sua obra é revalorizada por Thomas Hobbes, a partir da tradução da “História da Guerra do Peloponeso”.

 

Os eventos que marcam a História

4- Os fatores que conduziram à Proclamação da República

Como forma de organizar cronologicamente a história, os pesquisadores definiram períodos históricos, através de eventos que marcaram a nossa evolução e que traria mudanças significativas para a sociedade.

 

Com isso, a história marca seu período inicial a partir da dominação da escrita, há 4.000 anos a.C. Sendo que, desde o surgimento desta data, até a dominação da escrita, é considerado período pré-história.

 

Assim, a história se divide em:

 

Idade Antiga (Antiguidade) – de 4.000 a.C. até 476 d.C.

Os sumérios, povo que habitou a Mesopotâmia, cria a escrita cuneiforme. Este período se encerra com a queda do Império Romano.

 

Idade Média (História Medieval) – de 476 d.C. a 1.453

A Europa ganha destaque com o surgimento do feudalismo e o controle da Igreja Católica diante da sociedade. Encerra-se com a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos.

 

Idade Moderna – de 1453 até 1789

As colonizações se tornam um marco deste período. Ele se encerra com a queda da Bastilha, que deu início a Revolução Francesa.

 

Idade Contemporânea – de 1789 até os dias atuais.

Engloba acontecimentos importantes que ocorreram no fim do século XVIII até os dias atuais, como a Revolução Industrial.

 

Assuntos que sempre caem no Enem

estudar assuntos história

História do Brasil

 

 

História Geral

  • Patrimônio cultural
  • Guerra Fria
  • Baixa idade média
  • Colonização da América
  • Revolução Industrial

 

Conteúdo para ficar por dentro

 

E aí, pessoal! Conteúdo show de bola?

 

Você também pode aproveitar e já ficar de olho nos assuntos que mais caem no Enem, em todas as demais áreas!

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ao conteúdo completo e ilimitado por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Além disso, você também pode conferir outros guias, como o blog Desvendando tudo sobre Geografia, Seu Guia de Estudo sobre Física, Guia Geral de Artes, e muitos outros! 😉

 

Espero você lá! 😉

 

Atualizado em 05/11/2020.

Compartilhe esse post