Resumo para o Enem: República Oligárquica

Fala, my friends! E lá vamos nós de História novamente! O período que vamos falar hoje se destacou pela política do café com leite e o coronelismo. Entenda melhor neste resumo sobre a República Oligárquica

Só aluno Explicaê Premium tem acesso a dúvidas ilimitadas.

Quero ser aluno premium

Inclusive, já lhe digo que República Velha, também chamada de Oligárquica, está entre os assuntos que mais caem no Enem.

 

Junto com o Segundo Reinado, período um pouco anterior ao oligárquico, que também já abordamos aqui, no blog “O que estudar sobre o Segundo Reinado!”

 

Só para você entender,  o Segundo Reinado encerra-se em 15 de novembro de 1889, através de um golpe político militar.

 

Dessa forma acontece a Proclamação da República e Marechal Deodoro inaugura a República da Espada.

 

Um governo provisório comandado por um representante do exército. Em 1891 Deodoro é substituído pelo Marechal Floriano Peixoto.

 

Em 1894 é realizada uma articulação política entre as oligarquias cafeeiras, colocando no poder Prudente de Morais, filiado ao Partido Republicano Paulista (PRP).

 

E assim se instaura a República Oligárquica que encerrar apenas no ano de 1930, com a Revolução que colocou Getúlio Vargas no poder.

 

As oligarquias são os tipos de governo controlado por poucos, e estes poucos apenas governam a favor de si mesmos e de suas visões de mundo.

 

No caso do Brasil, os maiores interesses estavam na mão das oligarquias cafeeiras paulistas e na dos fazendeiros mineiros, representados pelo Partido Republicano Paulista (PRP) e pelo Partido Republicano Mineiro (PRM).

 

A Política do Café com Leite

Política do Café com Leite

Vale ressaltar que neste período também tiveram outros partidos representado outros estados, como o Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), entre outros.

 

Apenas o Partido Republicano Conservador (PRC) não tinha um estado definido, por ter filiados de várias localidades, como no Rio Grande do Sul e na região nordeste.

 

Normalmente os partidos eram criados pelos estados, pois, na nova Constituição Republicana de 1891, eles passaram a ser representados na Câmara dos Deputados proporcionalmente com o tamanho da sua população.

 

E é aí que mora a política do café do com leite, meu queride!

 

É que os estados de Minas Gerais e São Paulo eram os maiores do Brasil e, por isso, tinham maior representatividade no Congresso.

 

Assim, quando um deles estavam na disputa pela presidência, eles só precisavam do apoio de mais um estado.

 

A ideia era esta: olha, vocês nos ajudam a chegar no poder e a gente não interfere na política estadual, sendo cada um livre para fazer as “maracutaias” que quiserem. Sacou?

 

O que é o Coronelismo?

o que é coronelismo

Essas alianças estaduais eram realizadas com a política dos governadores de cada estado, as quais asseguravam as fraudes eleitorais ocorridas pelo famoso voto de cabresto.

Este voto de cabresto era conquistado principalmente por um grupo de pessoas que mantinham o prestígio na região em que moravam, estes eram os famosos coronéis do Brasil Imperial. 

 

Para entender melhor, vale dar um pulo no passado. É que, durante o Império, o governo não tinha um poder militar muito fortalecido.

 

Porém, para manter o controle sobre regiões específicas, o governo escolhia pessoas que tinham um maior prestígio naquela região, como comerciantes, grandes proprietários rurais e chefes políticos locais.

 

Com o fim do Império, estas pessoas ainda mantinham os mesmos prestígios e controle em suas localidades, através de trocas de favores e até mesmo de repressão para manter a ordem social.

 

Com a República, mantem-se o apoio a essa prática, na troca do voto de cabresto, e este apoio fica conhecido como coronelismo.

 

Em outro blog, vamos falar sobre a coluna prestes.

 

As revoltas realizadas pelos movimentos sociais

revoltas movimentos sociais

Uma parte importante deste período está nas revoltas que foram surgindo, através de movimentos sociais importantes.

 

Estes movimentos eram articulados principalmente por grupos políticos que estavam fora do poder, como a classe urbana, bem como a massa de camponeses desprovidos de terras.

 

Entre as revoltas que valem a pena ficar de olho, estão:

 

  • Guerra de Canudos;
  • Revolta da Vacina;
  • Revolta da Chibata.

 

Com a crise do café oriunda da crise de 1929, com o avanço da industrialização nos grandes centros urbanos e com o surgimento de mais movimentos sociais, o coronelismo foi perdendo força e a República Velha acaba caindo em 1930.

 

Aprenda mais sobre história do brasil aqui.

 

A queda se deu pela conhecida Revolução de 30, que tem como líder principal Getúlio Vargas, o qual inaugura uma nova forma de fazer política.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF.

Quero ser aluno premium

E aí, o que achou??

 

Espero que você apareça por aqui novamente, para darmos continuidade nesta História! 😉

Atualizado em 13/11/2020.

Compartilhe esse post