Atualizado em 13/11/2020.

 

É galera, a vida é uma correria muito maluca, e neste desafio de conquistar sonhos, evoluirmos academicamente e profissionalmente, demanda esforços dobrados de muita gente!

 

Uma boa parcela estuda e trabalha, seja pela necessidade de ajudar em casa financeiramente ou para ter uma independência maior e até mesmo para conseguir pagar o cursinho pré-vestibular, livros, transporte etc.

 

Primeiro, se você se encaixa neste grupo, gostaria de lhe dar os parabéns pela coragem de enfrentar de frente a correria da vida.

 

E agora, antes de passar algumas dicas, queria que você me acompanhasse alguns dados importantes, para compreender em que ponto estamos falando!

cupom desconto vimdoblog

O cenário da educação no Brasil

cenário da educação

Como eu disse, a vida é uma correria bem doida. E, para ajudar, ela olhou pra gente e disse: “Ah, meu bem, você vai ser brasileiro!” haahha. 

 

Olha, nada mal, amo nosso brasilzão, mas a nossa paixão não pode nos deixar cegos para a realidade! 😉

 

É que aqui ainda estamos discutindo por que 41,5% dos jovens de 19 anos ainda não conseguiram concluir o ensino médio.

 

Destes, metade ainda nem concluíram o ensino fundamental!

 

Além disso, dos jovens que terminam o ensino médio, apenas 7,3% deles conseguem ter desempenho adequado em matemática, enquanto 29% possuem desempenho suficiente em português.

 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, em 2019, entre os jovens de 14 a 29 anos que abandonaram os estudos, 39,1% disseram que foi para poder trabalhar.

 

No entanto, existe uma parcela de 14,5% de jovens de 15 a 29 anos que estudam e trabalham. 

 

Ou seja, a conversa é bem mais embaixo!

 

Qual a importância de compreender o cenário educacional?

compreender a educação

Resolvi apontar estes dados para mostrar o quanto o cenário educacional do nosso país precisa evoluir.

 

Outro motivo é para você, que está fazendo um pré-vestibular ou estudando em casa para o Enem ao mesmo tempo que trabalha, compreender que muitos estão passando pelo mesmo desafio, seja na fase durante o ensino médio ou durante a própria universidade.

 

Por isso, não desanime, pois, assim como todos eles estão lutando, você também tem a capacidade de continuar e conquistar a graduação que tanto deseja!

 

Para lhe dar essa força, eu quero passar algumas dicas bem legais para você aplicar! 😉

 

Vem comigo!

 

1 – Identifique o grau de concorrência do seu curso

grau de concorrência

Ficar por dentro sobre o nível de concorrência do seu curso te ajudará a entender o tamanho do esforço que é necessário aplicar!

 

Por exemplo, sabemos que para garantir a nota para a aprovação nos melhores cursos de medicina demanda um esforço alto, em que, geralmente, as notas são superiores a 900 pontos em cada área do Enem.

 

Por esse motivo, muitas pessoas que desejam este curso e precisam trabalhar, acabam tendo que sacrificar uma boa parte de sua rotina.

 

Alguns estudam à noite e precisam sacrificar muitos finais de semana, sem dizer que normalmente a demanda de estudos acabam sendo em torno de 2 a 3 anos.

 

Outros cursos necessitarão uma nota menor e um tempo de estudo que dá para equilibrar com alguns finais de semana de lazer.

 

Saber a sua demanda é importante para continuar com o pé no chão e não se frustrar se o resultado não vem logo de cara! 😉

 

E se a sua questão é tempo, uma boa dica é focar nos assuntos que mais caem no Enem. Assim, já é um bom caminho andado.

 

2 – Trabalho é trabalho, estudo é estudo. Mas tenha calma! 

trabalho e estudo

Uma dica importante é manter o foco no que você precisa fazer no momento, por isso, na hora de trabalhar, esteja completamente focado no trabalho. Na hora de estudar, esteja completamente focado em estudar!

 

É importante que você continue tendo um bom desempenho no trabalho para conseguir estudar tranquilamente, pois, quando a gente começa a deixar algumas coisas faltando, bate aquela ansiedade e ela pode chegar exatamente no momento que você precisa estar voltado para algo completamente diferente. Aí já sabe, né?

 

Mas pera, muita calma nessa hora. Você precisa compreender o seu trabalho também. Se ele te permite alguns tempos vagos, que tal usá-los para ler um conteúdo bacana de atualidades?

 

É que, na verdade, ao mesmo tempo que você precisa cumprir as suas demandas, é importantes você perceber se existem flexibilidades que podem te ajudar a estudar também. 

 

Se você percebe que não te atrapalha, siga em frente! 😉

 

3 – Monte um cronograma de estudos incluindo descansos

monte um cronograma

É meu bem, no seu caso não tem jeito! Você precisa se organizar com um cronograma de estudos.

 

É a melhor forma de colocar “os pingos nos is” e não se enrolar todo. Um cronograma bem montando precisa ter as horas de trabalho e depois as de estudo.

 

Ponhas as matérias mais importantes nos dias mais tranquilos. Em dias muito turbulentos, pense em atividades mais passivas, como revisar ou assistir videoaulas, por exemplo.

 

Mas é importante que você se lembre de descansar. Por exemplo, se estuda depois do trabalho, desligue-se entre 30 a 60 minutos entre duas coisas. 

 

Coloque uns intervalos entre um momento e outro, por exemplo, a cada 40 minutos estudando, 10 relaxando.

 

Além de tirar ao menos umas boas 8 horinhas de sono e uns dias de lazer. 😉

 

Para te ajudar, você pode dar uma olhada nesse nosso blog: Como organizar o tempo para estudar online 

 

4 – Mantenha uma boa produtividade

boa produtividade

Se manter produtivo é uma receita campeã! Por isso, crie uma boa rotina que te mantenha antenado.

 

Vale a pena um momento de alongamento após acordar, se alimentar de forma adequada e criar metas possíveis de serem cumpridas.

 

Mecanismos de produtividade estão ligados ao cuidado com nós mesmos, seja na alimentação e cuidado do corpo e da mente, quanto com os estímulos externos que recebemos.

 

Por isso, é legal manter um bom ambiente de estudos, por exemplo. Criar recompensas para as metas alcançadas (nem que seja aquele sorvete que você adora) e manter seu dia organizado. 

 

No nosso blog, você encontra as 5 melhores técnicas de concentração, elas são ótimas para a questão de produtividade. 

 

5 – Procure sempre suporte para tirar suas dúvidas

suporte para tirar dúvidas

Meu queride, você não tem muito tempo a perder quebrando a cabeça para resolver os enigmas das questões. Por isso, se ver que está complicado demais, procure ajuda.

 

Aqui no Explicaê, por exemplo, temos uma equipe show de bola focado só em tirar suas dúvidas.

 

Se você estuda em um cursinho, é bom ficar sempre antenado com os professores e aproveitar os suportes que eles lhe dão para tirar sua dúvida.

 

E caso você estude sozinho em casa, procure amigos e professores antigos que possam te ajudar, ou pense bem se não vale a pena vir com a gente para lhe dar esta força. 😉

 

Além disso, este suporte também é muito necessário para as redações, em!

 

Esses são apenas alguns passos que você precisa dar para conquistar o seu sonho. Entretanto, o mais importante é: Continue caminhando!

T SHIRT EXPLICAE

Caso tenha interesse, vem estudar com a gente. Estamos super preparados para ter dar a força que você precisa.

 

Utilize o cupom de desconto VIMDOBLOG e se jogaaaa! 😉

Comentários