As 6 superdicas de revisão para arrebentar no Enem

Fala, minhas queridas e meus queridos do corazon! 😉 Esse é momento perfeito para quem quer fazer revisão pro Enem ou ainda não começou os estudos. Dicas muito importantes para ir com tudo no Enem aqui.

 

É, my friends, meio do ano chegou, Enem já está com data marcada e agora não tem mais choro! haha

Só aluno Explicaê Premium tem correções ilimitadas das suas redações por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Agora sim é o momento de colocar a mão na massa e focar nos estudos em casa! E, para isso, nada melhor do que iniciar com uma ótima revisão, não é mesmo?

 

Inclusive, já aproveito este espaço para um pequeno merchandising (hehehe). É que o Explicaê sempre está lançando um curso especial de revisão que vale muito a pena conferir.

 

Mas peraí, além do curso, você sabe a importância de uma revisão e está por dentro de como fazer uma show de bola??

 

Então, sigam mils mãos e vem dar uma olhadinha neste conteúdo gostosinho e super importante! 😉

 

A importância de fazer revisão pro Enem

importância de fazer revisão

Aqui não tem segredo, o nosso cérebro possui mecanismos que selecionam ao longo do tempo o que guardar e o que esquecer.

 

É praticamente uma peneira mental, porém, muitas vezes, dependendo da demanda, ela acaba “excluindo” informações importantes para o futuro; como, por exemplo, aquele assunto básico de matemática que pega todo mundo de surpresa na prova do Enem.

 

Por isso, a revisão é uma forma de relembrar o cérebro de que tal conteúdo é realmente importante e, desta forma, ele mantém o assunto na sua memória por mais tempo. 😉

 

Segue, então, nossas dicas para você arrebentar! 😉

 

1 – Mapeie suas dificuldades e monte um bom cronograma

mapeie dificuldades, cronograma

Fazer o mapeamento de suas dificuldades é bem tranquilo, né? Só dar uma olhada nos resultados dos simulados sobre os assuntos que você mais costuma ter erros.

 

Além dos simulados, vale a pena prestar atenção nos exercícios que demandam mais tempo de resolução.

 

Assim, você já fica por dentro de suas dificuldades e, com elas nas mãos, você monta um cronograma de estudo, colocando-as nos pontos-chaves do seu estudo.

 

Para isso, você precisa entender qual é o seu melhor momento de estudo. Normalmente as primeiras horas do cronograma são mais importantes, pois, já que seu cérebro está descansado, você conseguirá focar melhor nos estudos.

 

Porém, vale ressaltar a regrinha de que nosso cérebro costuma dar valor para as últimas informações do dia. Aí vale a pena ter em mãos a dica 2 e 5. 😉

 

Para não se perder, coloque no seu cronograma qual matéria você precisará olhar o resumo naquele dia. 😉

 

2 – Faça resumos e utilize os famosos post-its

resumos e utilize post-its

Conteúdo estudado, tudo na mente, mas e aí? Você não quer mais esquecê-lo, não é mesmo?

 

Então, faça sempre um resumo. Ele não só te ajudará na fixação do conteúdo, como também será um auxílio legal para dar aquela olhadinha no fim do dia e dormir em paz com ele na mente. 😉

 

Os post-its também são ótimos para te auxiliar neste processo, coloque neles palavras-chaves e também o utilize para marcar quantas vezes você deu uma olhada no resumo no fim do dia.

 

Desta forma, você consegue até controlar qual conteúdo está sendo mais revisado e qual precisa de maior atenção no outro dia.

 

3 – Refaça as provas anteriores

refaça as provas

Uma ótima técnica para analisar as dificuldades e já ir treinando para a prova. Afinal, quanto mais prova você faz, mais preparade você fica.

 

Pegue as provas dos anos anteriores e os simulados que você já realizou. Olha, inclusive, vale até fazer download de simulados que você nunca nem fez.

 

A resolução de exercícios é fundamental para uma boa revisão, pois aqui você está realmente colocando a mão na massa!

 

4 – Método Robinson (EPL2R)

método Robinson

Este método foi desenvolvido pelo psicólogo americano, Francis Pleasant Robinson, e visa aos princípios básicos da aprendizagem.

 

É muito bacana e recomendo demais que você utilize! 😉

 

Para aplicá-lo, basta seguir cinco passos lindemais:

 

  • Explorar – Dar aquela passada de olho no material, ver os itens, fazer uma leitura superficial, olhar as imagens, sumários e tals.

 

  • Perguntar – Ao explorar, perceba as dúvidas que surgem sobre o material e desenvolva perguntas que te intrigaram nos pontos observados. 

 

  • Ler – Agora, faça uma leitura atenta do material, a fim de responder suas dúvidas anteriores.

 

  • Rememorar – Aqui, você realiza uma leitura normal sobre o material, com o único objetivo de finalizá-lo.

 

  • Repassar – Pronto, depois do conteúdo absorvido, que tal dar uma aula sobre o assunto? Você pode falar alto consigo mesmo ou juntar a galera que curte o assunto e explicar para eles. 😉

5 – Construa um Mapa Mental

construa mapa mental

Assim como o resumo, o mapa mental também é um ótimo exercício de fixação. Sem falar que seu lado mais lúdico pode apresentar um valor interessa na memória de longo prazo.

 

Normalmente desenhado e com pontos chaves da matéria, ele é como se fosse uma mistura de post-its com resumo escrito. hehehe

Então, não o deixe de lado. Ao finalizar a leitura do seu resumo, dê uma olhadinha nele e vá descansar! 😉

6 – Faça um curso de revisão

estude de verdade

Aqui não estou puxando sardinha para o nosso curso de revisão de meio do ano: “Exquad” (só um pouquinho, rsrs).

 

Mas, na verdade, fazer um curso de revisão nesta altura do campeonato é super importante; pois, muitas vezes, estudar apenas por nós mesmos ou através de uma metodologia de curso anual não é o suficiente.

 

Um curso de revisão é uma forma de você ser direcionado para o que realmente importa, além de te ajudar em pontos-chaves que nem mesmo você está sabendo que precisa de uma força.

 

Lembra que o cérebro esquece muita coisa? Então, quem lhe garante que sozinhe você vai lembrar do que precisa para revisar?

 

Portanto, um curso de revisão vale exatamente para isso.

 

Eu poderia selecionar outras dicas, mas essas 6, se colocadas em prática, serão mais do que suficientes para sua aprovação no Enem, não tenho dúvidas.

 

Nossos cursos de revisão

curso de revisão meio do ano

E aqui apresento nossos cursos para você se jogar de vez nos estudos de revisão!

 

Eles são pensados para nossos alunos revisarem tudo o que já foi passado e também para quem quer começar a estudar agora.

 

Nele teremos videoaulas curtas e aprofundadas, trazendo os tópicos mais importantes para o Enem sobre cada assunto.

Só aluno Explicaê Premium tem acesso ilimitado a mais de 6.000 livros em PDF por menos de R$1,35 por dia.

Quero ser aluno premium

Além disso, tem apostilas e exercícios inéditos feitos especialmente para esse curso.

 

Muito legal, né?

 

Então, não perca tempo e vem fechar essa revisão com a gente! 😉

Ah, e se você tem problemas sobre organizar seu tempo, tenho mais algumas dicas preciosas neste blog: “Como organizar o tempo para estudar online”.

 

Espero que ajude! s2

Atualizado em 22/11/2020.

Compartilhe esse post