Fala, my friend! Agora vamos de matéria favorita da galera de exatas! Ah, se você tem dúvida de que faz parte dessa galera, bora fazer nosso quiz de humanas, exatas ou biológicas! hahah

 

A matemática é aquela matéria que busca o seu raciocínio lógico, e a sua ideia é buscar os fatos através de técnicas precisas.

 

Inclusive, a matemática faz parte da evolução humana, desde quando uma tribo precisou dividir seus alimentos de acordo com a quantia de seus habitantes.

 

Massa, né? Além de algumas curiosidades, a gente também vai te deixar a par dos assuntos que caem no Enem sobre o assunto! 

 

Afinal, ela é tão importante que tem um espacinho especial no Enem, com suas 45 questões, ao lado de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens e Códigos.

 

Então, bora com a gente?

cupom desconto vimdoblog

O que é Matemática?

o que é matemática

De uma forma geral, matemática é uma ciência que vai estudar medidas, quantidades, estatísticas, estruturas e variações.

 

Uma curiosidade interessante é que a palavra matemática tem origem grega, que significa “aquilo que se pode aprender”.

 

A matemática costuma relacionar a lógica com a prática do cotidiano, por isso mesmo é a ciência mais aplicada no nosso dia a dia.

 

Portanto, vale ressaltar que, como o próprio ser humano evolui seus hábitos por meio da história, a matemática também sofre esse impacto.

 

Se tudo começou com adição, divisão, multiplicação ou subtração, no fim ela se aprimorou, para chegarmos às suas leis, teoremas e fórmulas.

 

Além disso, é através da matemática que surge a geometria, que estuda formas, tamanhos e posições de figuras geométricas, além de outros ramos que vão desde a aritmética até a trigonometria.

 

Na prova do Enem, a matemática se tornou princípio básico para outras matérias, como Física, Química e Biologia.

 

A história da matemática

história matemática

 

Se formos ao início da matemática a partir dos primeiros registros, então vamos encontrar os cálculos realizados pelos egípcios e babilônios por volta de 3.500 anos a.C.

 

Esses dois impérios criaram sistemas de contagem que envolviam cobrança de impostos, organização de colheita, construção de edifícios etc.

 

Além disso, temos os povos incas e astecas, que também desenvolveram sistemas de contagens com o mesmo intuito.

 

Porém, se considerarmos a nossa evolução, podemos dizer que o homo-sapiens iniciou seus cálculos antes mesmo desses períodos, a partir do momento que teve sua evolução cognitiva e percebeu com mais clareza o mundo a sua volta.

 

O simples ato de caçar demandava um cálculo entre distância, velocidade e força! Ao se tornar sedentário, precisou calcular a quantia suficiente de alimentos para um certo período.

 

Os historiadores acreditam que o fato de usarmos um sistema decimal é devido à contagem relacionada aos dedos da mão.

 

Outro fato interessante é que povos diversos, apesar de criarem sistemas de cálculos sem terem contato uns com os outros, desenvolveram estruturas muito parecidas. Talvez por isso a matemática pode ser considerada uma matéria universal.

 

Atualmente, nós sofremos a influência do sistema de cálculos desenvolvidos pelos gregos, no século VIII a.C.

 

Por exemplo, entre as grandes contribuições da Grécia Antiga, temos a aritmética e geometria, surgindo também grandes nomes, como Thales de Mileto e Pitágoras.

 

Mais adiante, entre o século XIV e XVI, os árabes surgem com seus próprios raciocínios e aprimoram a matemática grega, introduzindo, por exemplo, as funções e as fórmulas trigonométricas.

 

Como se dar bem em Matemática no Enem

como se dar bem matemática enem

 

Então, meu queride, em primeiro lugar, aqui vai algo bem óbvio: aprender matemática. Porém, para aprender de verdade, não basta apenas saber a teoria, é preciso ter prática.

 

Por isso, é importante que você tire um bom tempo de seus estudos para essa matéria, começando por matemática básica – que inclusive é calcanhar de aquiles de muitos vestibulandos.

 

Procure ajuda de professores, assista às videoaulas aqui do Explicaê e se jogue em nossas apostilas e exercícios. Além disso, junte-se àquele grupo bacana de amigos para estudar juntos.

 

Monte um cronograma de estudos que priorize principalmente exercícios e, caso fique com dúvidas, corra logo para resolvê-las, pois, muitas vezes, é na hora da resolução das dúvidas que a matéria é memorizada.

 

Depois de todo o conteúdo estudado e de exercícios realizados, partiu para as outras matérias de exatas. Ir bem em ciências da natureza, por exemplo, é uma medição de que a matemática está na ponta da língua! 😉

 

Além disso, vale ficar de olho no esquema de TRI do Enem e montar uma estratégia para não perder pontos. No blog “Seu Guia Completo do Enem”, você aprende direitinho como funciona!

 

Agora, para você não perder o ponto chave da sua aprovação, anota aí o tópico a seguir.

Baixe Guia do Vestibulando

 Os assuntos que mais caem em Matemática no Enem

 

 

Assunto para ficar por dentro

 

ESTATÍSTICA NO ENEM: AS QUESTÕES SOBRE MÉDIA, MEDIANA E MODA

FUNÇÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

APRENDA DE VEZ PORCENTAGEM, JUROS SIMPLES E COMPOSTO

O QUE É RAZÃO E COMO RESOLVER UMA ESCALA?

T SHIRT EXPLICAE

É isso aí, pessoal. Curtiram o conteúdo ou por acaso tem alguma dúvida sobre os assuntos de matemática? Então manda para a gente!

 

Ah, em nosso blog, você também encontra outros guias como esse. Por exemplo, você já pode conferir o “Seu Guia de Estudo sobre Física”, Desvendando tudo sobre Geografia”, “Guia geral de Português, Inglês e Espanhol” e muitos outros!

 

Também temos geral sobre “Os assuntos que mais caem no Enem”.

 

Agora, uma dica: utilize o cupom VIMDOBLOG e venha aprender tudinho que precisa para a sua aprovação na universidade!

 

Estamos te esperando! 

Comentários